Abertura da Jepe trata da importância do ensino, pesquisa e extensão na vida acadêmica

• Publicado: Sexta, 27 de Setembro de 2019, 15h45
  • Última atualização em Sexta, 27 de Setembro de 2019, 15h53

Abertura Jepe 1A abertura da III Jornada de Ensino, Pesquisa e Extensão (III Jepe) foi realizada na última terça-feira (24), no Auditório da Unidade I do campus de Marabá e falou sobre a importância do ensino, pesquisa e extensão na vida acadêmica, contando com a presença de alunos, docentes, técnicos e sociedade em geral.

"Apesar do achatamento e cortes de recursos que a Unifesspa vem sofrendo, conseguir realizar um evento dessa envergadura como a III Jepe é mostrar à sociedade o que estamos fazendo, apresentando nossos resultados. Esses dias ficam reservados no Calendário Acadêmico da universidade e, com a participação de toda comunidade acadêmica, mostramos o nosso melhor", destacou o pró-reitor de Ensino de Graduação Elias Fagury.

Durante a Jepe a Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (Proeg) vai apresentar O IV Seminário de Projetos de Ensino (IV SPE) na Unidade III. A Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Estudantis (Proex) vai apresentar o II Fórum de Extensão e Assuntos Estudantis na Unidade I, e a Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Inovação Tecnológica (Propit) ficou responsável pelo V Seminário de Iniciação Científica (V SIC), na Unidade II.

O juiz de Direito e diretor do Fórum de Marabá, Caio Marco Berardo, disse que gosta muito do clima estudantil e que estar na Unifesspa por ocasião da abertura da III Jepe o fez lembrar de seu tempo de universitário. "Parabenizo a Unifesspa por esse momento, essa conversa com a sociedade. É muito importante mostrar o valor da pesquisa e dos pesquisadores que buscam solucionar os problemas da sociedade", ressaltou o magistrado agradecendo o convite e colocando-se à disposição da Unifesspa para parceria em novos projetos.

A vice-reitora Idelma Santiago, que na ocasião estava como reitora em Exercício da Unifesspa, disse que integrar ensino, pesquisa e extensão é algo fundamental porque caracteriza a universidade. "É o momento do reconhecimento do nosso trabalho coletivo, além de refletir sobre o cumprimento do nosso papel social - expressando nosso desejo de produzir conhecimento e tornar a universidade um ambiente cada vez mais vivo", pontuou.

Ela lembrou ainda que a Unifesspa existe pela diversidade social de pessoas que se reconhecem nesse espaço acadêmico e observou que a comunidade acadêmica tem apresentado a cada dia um sentimento muito bonito de pertencimento e, segundo ela, isso é muito pertinente. "Parabenizo e desejo uma ótima jornada de ensino, pesquisa e extensão a todos", disse.

Abertura Jepe 3O Coral fez sua apresentação com três músicas - "O Trono do Estudar", de Dani Black, "O que é, O que é?", de Gonzaguinha, "Mamauê" de Zaika dos Santos emocionando a plateia e arrancando aplausos de todos.

Houve ainda o lançamento de livros durante a Abertura da III Jepe. São eles: "Os múltiplos olhares do Programa de Apoio à Intervenção Metodológica (Papim): tecendo novas possibilidades educativas através do diálogo entre o ensino superior e a educação básica na região sul e sudeste do Pará", "Gênero e diversidade sexual: entre histórias, lugares e práticas de liberdade", além da divulgação do livro bilíngue “Pit Me Kaxere: criação, história e resistência Kyikatêjê” (vinculado ao Programa de Ensino Papim/Unifesspa). A mesa foi composta pelos escritores da Unifesspa - Profa. Eliane Machado, Jerônimo Silva e Lucivaldo Costa.

"Sou do tempo em que aqui era apenas o campus da UFPA em Marabá e, nessa época, só tínhamos o ensino. A pesquisa e a extensão são conquistas recentes. A III Jornada de Ensino, Pesquisa e Extensão é extremamente importante. A extensão possibilita a formação do profissional cidadão e se credencia, cada vez mais, junto à sociedade como espaço privilegiado de produção do conhecimento", disse a Profa. Eliane Machado.Abertura Jepe 4