Iniciadas as obras de construção do Bloco de Laboratórios Multidisciplinares

• Publicado: Sexta, 27 de Setembro de 2019, 20h26
  • Última atualização em Segunda, 30 de Setembro de 2019, 17h34

DSC 0114O lançamento da pedra fundamental marcou o início das obras de construção do novo Bloco de Laboratórios Multidisciplinares da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa). Representantes da Administração Superior e comunidade acadêmica, além de autoridades locais, prestigiaram a cerimônia, realizada hoje (27), na Unidade III do campus Marabá.

A expectativa é que, já nos próximos meses, a comunidade acadêmica comece a desfrutar do novo bloco, que vai abrigar 17 laboratórios, em uma área total de mais de 2 mil m². A estrutura contará, ainda, com espaço de apoio administrativo e acadêmico, onde funcionará a secretaria e o almoxarifado para a guarda dos reagentes químicos.

Os recursos para início das obras foram viabilizados, via emenda parlamentar, pelo senador Jader Barbalho. O senador destinou R$ 1 milhão de reais para a construção do prédio que irá beneficiar o ensino, a pesquisa e a extensão na Unifesspa. O investimento atende a uma demanda de modernização do ensino superior.

Em seu pronunciamento, o reitor da Unifesspa, prof. Dr. Maurílio Monteiro, falou do desafio de iniciar, em um momento de grave crise orçamentária nas universidades federais, a construção do novo prédio. Para o reitor, isso só é possível devido ao apoio que Unifesspa recebe da sociedade e de seus representantes, e do engajamento dos servidores públicos na construção da universidade, que é um compromisso da nação brasileira com o sul e sudeste do Pará.

IMG 7663“Nesses espaços, pelo menos, mil alunos vão ocupar, diariamente, laboratórios de qualidade. Eles poderão se preparar para atividades técnicas, produzir pesquisas e organizar ações de extensão junto à sociedade. Com isso, reafirmamos nosso compromisso em permitir a formação de pesquisadores e profissionais de alta capacidade”, declarou Monteiro.

Para a coordenadora do diretório dos estudantes (DCE), Bianca Werônica, o sentimento é de alegria e expectativa com o início das obras. “A nossa instituição produz muito e esse novo bloco de laboratórios ajudará a alavancar ainda mais essa produção científica. É uma grande conquista para todos nós estudantes”.

Pronunciamentos

Durante a solenidade, as autoridades presentes discursaram em defesa da Unifesspa. A vereadora Irismar de Araújo falou do compromisso que o legislativo deve ter com a manutenção do funcionamento da Instituição. “Nós do parlamento municipal estamos à disposição para fazer a interlocução com as demais esferas políticas, a fim de assegurar a permanência da Unifesspa em nossa região”.

Em sua fala, o vice-presidente da Câmara de Vereadores de Marabá, vereador Ilker Moraes, ressaltou o papel transformador da Unifesspa e como ela tem contribuído com o sul e sudeste paraense. Na oportunidade, parabenizou a instituição pelo conceito 4, alcançado na avaliação de recredenciamento do MEC, afirmando que isso prova a qualidade do ensino, pesquisa e extensão ofertados pela universidade.

Representando o prefeito de Marabá, a secretária de educação, prof. Marilza de Oliveira, citou o orgulho dos marabaenses em ter uma universidade renomada e símbolo para a cidade. “É por meio da Unifesspa que estamos conseguindo potencializar o desenvolvimento social e econômico em nossa cidade e região”, declarou a secretária.

Nota do senador Jader Barbalho

Por meio de sua assessoria de Comunicação, o senador Jader Barbalho, que por motivo de força maior não pode estar presente na solenidade, enviou nota que segue: “Foi com grande satisfação que pude colaborar com a melhoria do ensino superior para a população da região sul e sudeste do Pará. Permitir a continuidade do trabalho desta importante instituição de ensino, que a bancada paraense unida ajudou a criar, é motivo de orgulho para quem foi escolhido nas urnas, pelo voto democrático do povo paraense. Minha homenagem hoje é a toda essa grande família que transforma e faz crescer a cada dia a nossa Unifesspa, aos estudantes, professores e funcionários e ao amigo reitor Maurílio o meu abraço e a certeza de que estarei sempre colaborando para o crescimento e ampliação do ensino superior gratuito e de qualidade para que todos tenham acesso ao maravilhoso mundo que se abre a partir da educação. Reforço minha satisfação em poder trabalhar pela juventude e por todos que almejam e sonham com um diploma de educação superior. Sou um militante político pelo Pará, e como senador e ex-governador, poder verificar esse processo de transformação é fantástico e muito gratificante”.