Primeiro dia do Fórum de Extensão e Assuntos Estudantis é nesta terça-feira

• Publicado: Sábado, 21 de Setembro de 2019, 17h03
  • Última atualização em Sábado, 21 de Setembro de 2019, 17h05

II Fórum de ExtensãoRodas de conversa sobre editais em aberto de extensão e assistência estudantil marcam o início da programação do II Fórum de Extensão e Assuntos Estudantis que vai de 24 a 26 de setembro de 2019, na Unidade I da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa), em Marabá.

Organizado pela Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Estudantis (Proex) da Unifesspa, o Fórum apresentará suas atividades por meio do tema “Universidade: práxis humanizadora na permanência e formação acadêmica”, visando à reflexão e ao diálogo com vistas a descobrir caminhos que auxiliem na construção de políticas balizadas na humanização e no fortalecimento da universidade em sua inserção regional.

Na programação, os participantes poderão interagir em debates acerca das temáticas de extensão, cultura, integração e assistência estudantil em mesas redondas que servirão de base à construção de uma Carta Aberta à Comunidade sobre estas políticas na Unifesspa.

As atividades de extensão do Centro de Referência em História e Memória do Sul e Sudeste do Pará, uma parceria entre a Unifesspa e o Fórum da Comarca de Marabá, resultaram em uma cartilha com todas as atividades desenvolvidas pelo grupo com os arquivos de processos do Fórum que será lançada no evento. Tais arquivos serão objeto da Exposição “Marabá: suas terras, suas gentes e suas histórias contadas através dos processos judiciários”, durante todo o dia 24 de setembro, no Tapiri da Unidade I.

Já no dia 25, a exposição será da Brinquedoteca, com atividades coordenadas pela Professora Letícia Pantoja e bolsistas e outros voluntários dos projetos.

Haverá ainda o lançamento da esperada Revista de Extensão da Unifesspa “Vivências e Saberes Amazônicos”, com capa exclusiva produzida pelo artista Afonso Camargo. E, por fim, a Mostra de Extensão com comunicações orais de programas e ações institucionais de extensão e pôster de projetos. Esse último será apresentado em conjunto à comunidade no estacionamento da Folha 28, encerrando o Fórum em diversas apresentações artístico-culturais.

Serviço:

III JEPE – Jornada de Ensino, Pesquisa e Extensão da Unifesspa

Período: 24 a 27 de setembro de 2019

Abertura: 24 de setembro, às 19h

Local: Auditório da Unidade I da Unifesspa em Marabá

Programação Geral: www.jepe.unifesspa.edu.br

II Fórum de Extensão e Assuntos Estudantis

Período: 24 a 26 de setembro de 2019

Local: Unidade 1 da Unifesspa em Marabá

Inscrições e programação: http://bit.ly/IIForumPROEX2019

II Fórum de Extensão e Assistência Estudantil

24 a 26 de outubro de 2019

Dia 24 de setembro

8h30 às 12h, Auditório da Unidade I

Roda de conversa sobre os editais Pibex para orientações e esclarecimentos sobre a seleção em aberto

Mediação: Evaldo Gomes Jr., Ivonilce Brelaz e Normando Viana

14h às 17h, Auditório da Unidade I

Divulgação e roda de conversa sobre o Edital de Auxílios Estudantis (Permanência, Creche, Moradia e Transporte)

Mediação: Fábio Araújo, Elino Benício e Sheila Kaline da Silva

Dia 25 de setembro

8h30 às 12h, Auditório da Unidade I

Mesa Temática de Extensão e Cultura: “Os desafios da extensão e cultura para uma universidade necessária no sul e sudeste do Pará”;

Evaldo Gomes Jr., Ivonilce Brelaz, Normando Viana, Evandro Medeiros, Margarida Negreiros; mediação Claudiana Guido;

Produções:

Lançamento da Revista de Extensão da Unifesspa “Vivências e Saberes Amazônicos” – Evaldo Gomes Jr., Editor;

Lançamento de cartilha e exposição sobre a Ação Institucional Centro de Referência em Estudos, Pesquisas e Extensão sobre a História e Memória da Região Sul e Sudeste; do Pará da Unifesspa em parceria com o Fórum da Comarca de Marabá – Profa. Letícia Pantoja;

14h às 18h, Auditório da Unidade I

Mostra de Extensão – apresentação em conjunto de comunicações orais sobre programas e ações institucionais de extensão;

Mediação: Ivonilce Brelaz e Normando Viana;

Confira aqui a programação de Comunicações Orais;

Dia 26 de setembro

8h30 às 12h, Auditório da Unidade I

Mesa Temática de Integração e Assistência Estudantil: A práxis humanizadora da permanência estudantil e sua importância para a formação acadêmica;

Karterine Leal, Augusto Severo, Bianca Werônica Barbosa, Raissa Mendonça; mediação: Elino Benício;

14h, Auditório da Unidade I

Mediação: Ivonilce Brelaz e Normando Viana;

17h, Auditório da Unidade I

Debate para construção de Carta Aberta à comunidade acerca da extensão e assuntos estudantis na Unifesspa;

Mediação: Diego Macedo, Evaldo Gomes Jr e Fábio Araújo;

18h30, no Estacionamento da 28, junto à Feira de Artesanato:

1. Mostra de Extensão – apresentação em conjunto de pôsteres de projetos de extensão;
  2. Leitura da Carta Aberta à comunidade acerca da extensão e assuntos estudantis na Unifesspa;
  3. Atividades artístico-culturais.