ICSA lança Carta Aberta à sociedade sobre o contingenciamento de recursos para Unifesspa

• Publicado: Quarta, 18 de Setembro de 2019, 15h57
  • Última atualização em Quarta, 18 de Setembro de 2019, 15h58

Rondon 1A Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa) vem recebendo apoio de várias instituições sobre esse momento delicado que ela vive em função dos cortes de verbas do governo federal. O Instituto de Ciências Sociais e Aplicadas (ICSA) no Campus Universitário de Rondon do Pará publicou Carta Aberta à sociedade sobre o contingenciamento de recursos para as Universidades, em especial, à Unifesspa.

Confira abaixo e na íntegra o teor da Carta Aberta:

CARTA ABERTA DO INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS À SOCIEDADE SOBRE O CONTINGENCIAMENTO DE RECURSOS PARA AS UNIVERSIDADES

O Instituto de Ciências Sociais Aplicadas da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (ICSA/Unifesspa) vem a público manifestar profunda preocupação diante das consequências geradas pelo contingenciamento dos orçamentos que garantem o pleno funcionamento das universidades federais brasileiras. A exemplo de outras universidades, a Unifesspa teve parte de seus recursos bloqueados, o que inviabiliza a manutenção das atividades de ensino, pesquisa e extensão.

Entre as medidas tomadas frente ao contingenciamento de verbas para que a universidade funcione até o final de setembro, estão o remanejamento dos recursos ainda disponíveis para pagamento dos contratos de serviços básicos, como os de serviços de limpeza, segurança e energia elétrica. No entanto, a partir de 1 de outubro, todos os contratos poderão ser suspensos pela falta de dinheiro. Tal medida afeta o ICSA, em Rondon do Pará, e os demais Institutos. Conforme os cálculos realizados pelo Conselho Universitário, presidido pelo Magnífico Reitor, caso os recursos não sejam liberados até 16 de setembro, a Unifesspa suspenderá, por falta de condições, as suas atividades a partir de outubro.

No ICSA, aulas, reuniões de grupos de pesquisa, eventos abertos à comunidade, pesquisas de campo, visitas técnicas e outras atividades básicas serão inviabilizadas. Estamos prontos para desempenhar nosso papel institucional, mas as condições mínimas de trabalho são necessárias.

Hoje, o ICSA, que oferta os cursos de Administração, Ciências Contábeis e Jornalismo, possui mais de 380 alunos/as, 43 servidores/as, além de 9 funcionários terceirizados que dependem direta e indiretamente do seu funcionamento. Caso não haja a liberação dos recursos, a suspensão das atividades por falta de condições mínimas poderá acarretar graves consequências a cada integrante da comunidade acadêmica do ICSA, de suas famílias e da comunidade externa.

Diante da importância do ICSA/Unifesspa para Rondon do Pará e toda a região circundante, que garante a oferta de nível superior, em nível de graduação e pós-graduação, no interior do estado, além de fomentar o desenvolvimento regional e a dinâmica econômica, por atrair profissionais e estudantes para Rondon do Pará, a comunidade do ICSA/Unifesspa convoca toda a sociedade rondoniense e as cidades adjacentes, e a sociedade brasileira como um todo, a se manifestar a favor do desbloqueio de verbas para as universidades públicas.

Convidamos a comunidade para participar de um debate sobre a situação do ICSA, a ser realizado no dia 11 de setembro, no seu auditório externo, às 17 horas.

Estamos construindo respostas e soluções para seguir atuando como um instrumento de transformação social, relevante no sul e sudeste do Pará.

Vamos nos manifestar pelo direito constitucional à educação pública, gratuita e de qualidade!

05 de setembro de 2019.

Congregação do ICSA