Comunidade da Unifesspa se prepara para receber Avaliação Institucional do MEC

• Publicado: Terça, 03 de Setembro de 2019, 11h14
  • Última atualização em Quarta, 04 de Setembro de 2019, 14h52

DSC 0119A Comissão de Acompanhamento da Avaliação Institucional vai realizar, nos próximos dias, reuniões com a comunidade acadêmica para explicar como será o processo de Avaliação Institucional que a Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa) vai passar, pela primeira vez, entre os dias 16 a 19 de setembro.

Com algumas reuniões já realizadas, o calendário de encontros será intensificado e a expectativa é de que a comunidade participe, se informe e tire dúvidas em relação ao processo de avaliação e a sua importância para a universidade.

Conforme o cronograma, serão realizados encontros nas três unidades do campus Marabá, pela manhã, tarde e noite, possibilitando maior flexibilidade para que estudantes, técnicos e professores possam participar das reuniões.

Confira o calendário:

05/09 – Reunião com os estudantes – Auditório da Unidade I (às 9h; 15h; e 19h);

06/09 – Reunião com os estudantes – Auditório da Unidade II (às 9h; 15h; e 19h);

10/09 – Reunião com os estudantes – Auditório da Unidade III (às 9h; 15h; e 19h);

11/09 – Reunião com técnicos (às 9h) e docentes (às 15h) - Auditório da Unidade I;

13/09 - Reunião com indígenas e quilombolas - Auditório da Unidade I (às 9h).

avaliação institucionalComo será a avaliação

Avaliadores do Inep visitarão, in loco, as estruturas da Unifesspa. Durante a visita, eles irão conferir os padrões de qualidade e avaliar a universidade em cinco eixos: planejamento e avaliação institucional; desenvolvimento institucional; políticas acadêmicas; políticas de gestão; e infraestrutura.

Durante a visita in loco, os avaliadores do Inep vão atribuir notas, que variam de 1 a 5, a cada um desses eixos, chegando ao conceito institucional pela média aritmética. O resultado dessa avaliação é considerado fundamental para garantir o recredenciamento enquanto universidade e para a manutenção da autonomia universitária.

Segundo a comissão interna de acompanhamento da avaliação, formalizada pela Reitoria, a colaboração de todos é fundamental para um resultado positivo da avaliação. “Estudantes, professores e técnicos-administrativos devem estar atentos sobre como funciona o processo avaliativo e como podem participar e contribuir para mostrar o que a universidade tem de melhor”, explicou Edson dos Anjos, que preside a Comissão.