Equipe do IESB visita bloco Central para últimos ajustes; Aulas no novo prédio começam nesta segunda

• Publicado: Sexta, 30 de Agosto de 2019, 16h14
  • Última atualização em Sexta, 30 de Agosto de 2019, 22h53

iesb visita bloco centralProfessores e técnicos do Instituto de Estudos em Saúde e Biológicas (IESB) da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa) visitaram hoje (30) as instalações do Bloco Central que vai receber, na próxima segunda-feira (2), seus primeiros estudantes, professores e técnicos.

Acompanhados pelo secretário de Infraestrutura da Unifesspa, Lucas França, eles puderam conferir os ambientes do novo prédio, bem como acompanhar os últimos ajustes que estão sendo realizados na obra.

Cerca de 60 pessoas trabalham a todo vapor para que alunos e servidores possam utilizar os espaços com o máximo conforto e segurança. As carteiras das salas de aulas já foram instaladas e colaboradores realizam a limpeza dos ambientes.

O acesso dos alunos e servidores dos institutos ao novo prédio se dará pela entrada principal, onde foi construída uma calçada que faz interligação com a lateral do prédio Multiuso. Como a obra ainda está sendo finalizada, foram colocados tapumes para fazer a divisão dos espaços e garantir a segurança das pessoas que circularem pelo prédio.

Cartazes também foram afixados, reforçando as medidas de segurança no local. Apesar das dificuldades orçamentárias que as universidades em todo país estão atravessando, com contingenciamento de recursos para investimentos e custeio, a entrega parcial do prédio é uma medida estratégica da Administração Superior, tendo em vista o esgotamento do limite da capacidade física e a necessidade de liberação imediata de espaços para o pleno funcionamento das atividades da Unifesspa.

Além disso, o novo espaço vai ampliar a integração das ações de ensino, pesquisa e extensão desenvolvidas pela Unifesspa, fortalecendo a produção do conhecimento no sul e sudeste do Pará.

Cronograma

Nesta segunda-feira, 2 de setembro, a comunidade acadêmica do IESB começa a utilizar a estrutura do Bloco Central, no 2º pavimento, que conta com sete salas de aulas, uma sala para uso administrativo e pedagógico, além de bebedouros, elevador e banheiros adaptados para pessoas com necessidades específicas (PNE).

Já no dia 16 de setembro será a vez do Instituto de Estudos em Desenvolvimento Agrário e Regional (Iedar) fazer a mudança para o Bloco Central, que compreenderá o 3º pavimento, contando com três salas de aulas, um laboratório, um miniauditório e seis gabinetes para professores.

No final do mês de setembro, a expectativa é que também passem a utilizar os novos espaços a Reitoria e seus setores administrativos vinculados. Em seguida, alunos e servidores do Instituto de Ciências Exatas (ICE) ocuparão os novos espaços do 1° pavimento.

Predio5pavimentosAs datas para início do uso dos espaços foram definidas em reuniões articuladas pela Reitoria junto aos institutos, envolvendo também os profissionais da Secretaria de Infraestrutura da Unifesspa, responsáveis pelo acompanhamento da obra.

Estrutura

Com mais de 13 mil m² de área construída, o Bloco Central chama a atenção da comunidade interna e da população do entorno pela dimensão e qualidade da obra arquitetônica. Cada pavimento possui amplas salas de aulas com capacidade para 40 alunos/cada, além de banheiros coletivos e adaptados para pessoas com deficiência.

O prédio possui escadas de acesso aos ambientes, além de rampas e elevadores para garantir a acessibilidade a todos. A segurança dos alunos durante a conclusão da obra (acabamento) também está garantida através de uma segregação física que será feita por tapumes.  Vigilantes vão se revezar para garantir a segurança patrimonial, mas a Unifesspa também está disponibilizando sete câmeras que compõem o sistema de segurança por vídeo monitoramento em todos os pavimentos.