Conquista: Unifesspa entrega primeiros psicólogos formados na região

• Publicado: Sexta, 30 de Agosto de 2019, 12h29
  • Última atualização em Sexta, 30 de Agosto de 2019, 17h42

Formatura Psico 0066Na semana em que foi comemorado o Dia do Psicólogo, a Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa) entregou à sociedade os primeiros profissionais de psicologia formados da região. Eles vão contribuir nos cuidados e atenções relacionadas à saúde mental, considerados cada vez mais necessários na atualidade.

Em solenidade realizada na tarde de ontem (29), no auditório da Unidade III, em Marabá, os cinco novos psicólogos receberam a outorga de grau, em uma cerimônia marcada por muita emoção e sentimento de conquista por parte de alunos, professores e familiares.

Cada um deles celebrou, à sua maneira, o momento histórico de se formar em dos cursos mais concorridos da Unifesspa. Na oportunidade, também colaram grau formandos dos cursos de Ciências Biológicas e Saúde Coletiva do Instituto de Estudos em Saúde e Biológicas (IESB)

A diretora da Faculdade de Psicologia, prof. Lúcia Cavalcante, falou sobre como o curso surgiu e a relevância para a região, tendo em vista os baixos Índices de Desenvolvimento Humano (IDH), a vulnerabilidade social expressiva e os grandes processos migratórios, que fazem com a dimensão psicológica necessite receber bastante atenção.

“O que devolvemos hoje para a sociedade é fruto de como nós recebemos e aplicamos corretamente os recursos públicos. São pessoas que vão contribuir no enfrentamento de situações cada vez mais graves, como casos de suicídio, bullying, automutilação e sofrimentos psíquicos de diversas ordens. Uma universidade muda uma região e a Unifesspa está e irá continuar fazendo isso”, declarou a professora.

Formatura Psico 0411Mãe de um formandos de psicologia, a dona Maria Pereira Costa não conseguiu segurar a emoção ao falar da conquista do filho. “Como não tive essa oportunidade de me formar, dediquei tudo a ele e hoje me sinto realizada. Formar um filho, na situação em que estamos, sem recurso algum, é um orgulho muito grande”, disse.

Natural de Bragança, o agora psicólogo Thiago Costa narrou como o curso despertou nele o interesse de entender melhor as pessoas e também a si mesmo. “Tivemos uma formação muito humanista, na qual pudemos compreender o outro e, assim, promover saúde mental e ações que ajudem essas pessoas. Para mim, essa realização é maior ainda por ser em uma universidade pública e por ser a primeira turma formada aqui”.

O formando de Saúde Coletiva, Álvaro Ferreira, lembrou que universidade era para ele um local onde jamais poderia estar. “Eu venho de uma família bem humilde, do campo, e a universidade era um sonho distante. Aqui, conheci um mundo novo, adquiri conhecimento e pude viver boas experiências. Estou muito feliz por essa conquista”, revela o estudante ao fazer planos de continuar os estudos e ingressar na carreira da docência.

Em seu pronunciamento, a vice-reitora da Unifesspa, prof. Idelma Santiago, transmitiu aos formandos mensagem de esperança e falou sobre como a sociedade será beneficiada com a inserção deles no mercado. Ao lembrar do cenário que educação pública brasileira atravessa, a vice-reitoria argumentou em defesa da luta pela educação pública e de qualidade.

DSC 0434“A riqueza de uma nação são as pessoas, e a educação, ao formar esses indivíduos, constrói uma sociedade mais civilizada, permitindo sonharmos com mais justiça social, ambiental, cultural e diversidade. Vocês hoje estão saindo da Unifesspa, mas nós continuaremos aqui, defendendo a garantia da educação que promove a consciência cidadã nas pessoas”, declarou a vice-reitora.

Já o diretor-geral do IESB, prof. Sidnei Cerqueira, externou seu sentimento de emoção e dever cumprido ao formar novos biólogos, psicólogos e sanitaristas, que vão oferecer serviços profissionais de qualidade na região. “Ainda teremos um papel importante na vida dessas pessoas, com a qualificação, por meio de mestrados e doutorados, nesse valoroso projeto que a Unifesspa tem para essa região”, disse.

Em seus discursos, os oradores das turmas, paraninfos e professores homenageados ressaltaram os desafios e superações que marcaram suas trajetórias na universidade. Foi difícil segurar as lágrimas, a voz embargada, ao lembrar de momentos marcantes e de celebrar a conquista individual e coletiva dos formandos.

Format IESB 01Mesa solene

Presidida pela vice-reitora da Unifesspa, prof. Idelma Santiago, a mesa de honra contou com a presença do diretor-geral do IESB, prof. Sidnei Cerqueira; o diretor da Faculdade de Biologia (FacBio), prof. Diógenes Silva; a diretora da Faculdade de Psicologia, prof. Lucia Cavalcante; a diretora da Faculdade de Saúde Coletiva, prof. Priscila Castro; os professores paraninfos, Danilo Oliveira (Ciências Biológicas), Silvania Onça (Psicologia) e Ana Cristina Campos (Saúde Coletiva); os professores homenageados, André Picolli (Psicologia) e Aline Coutinho (Saúde Coletiva); e o patrono da turma de psicologia, prof. Caio Maximino.