Participa Unifesspa: minuta do Pibex está disponível para discussão

• Publicado: Quarta, 28 de Agosto de 2019, 09h12
  • Última atualização em Segunda, 02 de Setembro de 2019, 10h49

Participa PibexA Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Estudantis da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Proex/Unifesspa) disponibilizou as minutas para programas e projetos do Pibex, de forma separada, estão disponíveis para discussão que pode ser feita no Participa Unifesspa até 1° de setembro, ou na reunião presencial dia 02 de setembro de 2019, às 18h, no Auditório da Unidade I, em Marabá.

As duas minutas apresentam a forma como serão selecionados os Projetos ou Programas de Extensão, de forma separada, nessa edição.

Abaixo de cada seção do edital que regerá a seleção do Pibex, os interessados em participar poderão fazer inclusão, supressão ou modificação de algum ponto. Após essa etapa de análise online, para que todos os campi possam participar da discussão, os comentários serão sistematizados e apresentados em uma reunião.

Esta reunião presencial sobre a minuta do Pibex acontecerá no dia 2 de setembro, segunda-feira, às 18 horas, no Auditório da Unidade I da Unifesspa em Marabá, e toda a comunidade acadêmica é convidada a participar.

O Pibex

O Programa Institucional de Bolsas de Extensão (Pibex), sob gerência da Proex, objetiva financiar, por meio de bolsas, programas ou projetos de extensão universitária com potencial de implementar, de forma qualitativa, experiências acadêmicas na relação universidade-sociedade, com ênfase na transformação social e territorial, fundamentada no Plano Nacional de Extensão (ForProex, 2010) e nas Novas Diretrizes da Extensão (MEC, 2018), fortalecendo e ampliando as atividades de extensão da Unifesspa.

É extensão a atividade que se integra à matriz curricular e à organização da pesquisa, constituindo-se em processo interdisciplinar, político educacional, cultural, científico, tecnológico, que promove a interação transformadora entre instituições de ensino superior e os outros setores da sociedade, por meio da produção e da aplicação do conhecimento, em articulação permanente com o ensino e a pesquisa (MEC, 2018).

A Unifesspa, seu Plano de Desenvolvimento Institucional 2014-2019, aponta para uma extensão que tenha sua prática socialmente referenciada na sociobiodiversidade da Amazônia Oriental brasileira, comprometidas com a promoção da justiça social e ambiental, da diversidade cultural e dos direitos humanos.

Serão concedidas duas bolsas aos programas de extensão aprovados. Por programa de extensão compreende-se o conjunto articulado de projetos e ações diversificadas de médio e longo prazos, cujas diretrizes e escopo de interação com a sociedade, no que se refere à abrangência territorial e populacional, e sejam integradas às linhas de ensino e pesquisa desenvolvidas pela instituição, nos termos de seus projetos político-pedagógico e de desenvolvimento institucional. Já aos projetos de extensão, ação pontual, com prazo determinado (de curto ou médio) e objetivo específico, visando resultado de mútuo interesse entre setores da sociedade comunidade acadêmica, será ofertada uma bolsa.

Acesse aqui:

Minuta do Pibex Programas ou do Pibex Projetos em pdf para leitura