PDTSA: Unifesspa oferta 24 vagas para mestrado; inscrições encerram nesta sexta-feira

• Publicado: Segunda, 26 de Agosto de 2019, 21h20
  • Última atualização em Segunda, 23 de Setembro de 2019, 19h48

PDTSA

A coordenação do Programa de Pós-Graduação em Dinâmicas Territoriais e Sociedade na Amazônia da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (PDTSA/Unifesspa), Campus Universitário de Marabá, abriu inscrições para seleção de candidatos para a 9ª turma deste Programa.

O PDTSA objetiva investigar a dinâmica das relações sociais e problemas ambientais na Amazônia, e mais especificamente na região sul e sudeste do Pará, no contexto da expansão do capital, procurando compreender esta dinâmica através dos grandes projetos, das conformações do trabalho, das políticas públicas locais, da cultura, da educação, dos discursos que circulam nestas diferentes esferas de atuação da sociedade.

Serão habilitados/as à inscrição os/as candidatos/as portadores/as de títulos de graduação plena. Os/as candidatos/as que já concluíram o curso de graduação, mas ainda não receberam o diploma, poderão concorrer ao processo seletivo, desde que apresentem declaração de concluinte de seus respectivos cursos.

Serão ofertadas 24 vagas distribuídas nas duas linhas de pesquisa do Programa. Sendo, onze 11 vagas referentes à linha Estado, Território e Dinâmicas Socioambientais na Amazônia e 13 vagas referentes à linha Produção Discursiva e Dinâmicas Socioterritoriais.

Do total de vagas, 4 vagas serão destinadas às cotas: 1 para pessoa com deficiência (PcD), 1 à demanda de servidores/as da Unifesspa (técnicos/as e ou docentes), 1 para quilombolas e/ou pretos/as e 1 para indígenas. Caso essas vagas não sejam preenchidas, serão remanejadas para a ampla concorrência. De modo semelhante, se não houver o preenchimento das 24 vagas da ampla concorrência, estas serão remanejadas para as cotas.

O período de inscrição vai até esta sexta-feira (27). As inscrições poderão ser realizadas na Secretaria do PDTSA, Avenida J com a Avenida dos Ipês, Unidade III, Cidade Universitária, loteamento Cidade Jardim, Rodovia BR 230, Km 08, Nova Marabá, Marabá-PA, nos horários de 8h30 às 11h30 e 14h30 às 17h.

O resultado final será divulgado no dia 19 de dezembro de 2019 e o início do curso em março de 2020. Mais informações podem ser obtidas na coordenação do Programa de Pós-Graduação em Dinâmicas Territoriais e Sociedade na Amazônia ou pelo fone: (94) 2101-7117.

Acesse o edital completo aqui.

Acesse o edital em Libras aqui.