Plataforma Participa: Disponibilizada Minuta do Plano de Dados Abertos da Unifesspa

• Publicado: Segunda, 26 de Agosto de 2019, 20h20
  • Última atualização em Segunda, 26 de Agosto de 2019, 20h21

Dados AbertosFoi publicado o Plano de Dados Abertos da Unifesspa (PDA) com vigência de 2020 a 2022 no portal participa.unifesspa.edu.br para colaboração da comunidade acadêmica da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa).

O Plano de Dados Abertos (PDA) da Unifesspa visa a orientação das ações de implementação e de promoção da abertura de dados em formato aberto desta Instituição Federal de Ensino Superior (IFES).

O Plano foi elaborado este ano por uma comissão nomeada pelo reitor, com vistas a determinar a priorização dos conjuntos de dados que serão disponibilizados. Foram considerados o grau de relevância das informações, o alinhamento com os instrumentos de planejamento estratégico e a disponibilidade dos dados nos sistemas de informação da Unifesspa e do governo federal.

Este documento terá uma periodicidade bienal, com recomendação para sua apresentação ao Comitê Gestor da Infraestrutura Nacional de Dados Abertos (INDA), bem como sua publicação no Portal Brasileiro de Dados Abertos e no site da própria Unifesspa, como medida de divulgação à sociedade. O PDA será revisado semestralmente.

Entre as orientações do PDA estão a importância de os cidadãos usarem os canais de comunicação institucionais do órgão para relatar problemas técnicos ou inconsistências nos dados que forem disponibilizados, para que, conforme o caso, essas demandas sejam encaminhadas às áreas responsáveis para resposta e solução. É desejável, ainda, que os usuários possam fazer sugestões para o aperfeiçoamento do PDA. Da mesma forma, observando-se os princípios da publicidade e transparência, sempre que ocorrer a atualização ou a inserção de novos dados, deve ser realizada a divulgação ao público externo e interno.

Para que a comunidade acadêmica da Unifesspa possa participar da construção desse processo foi disponibilizada a Minuta 346 no site do Participa Unifesspa. Os interessados podem acessar o link: https://participa.unifesspa.edu.br/publica/minuta/346 e contribuir com mais esse processo.