Unifesspa vai promover o IV Colóquio Discurso e Mídia na Amazônia

• Publicado: Segunda, 05 de Agosto de 2019, 17h41
  • Última atualização em Segunda, 05 de Agosto de 2019, 17h44

IV DCIMA"O Grupo de Estudos Mediações, Discursos e Sociedades Amazônicas (Gedai), Grupo de Estudos Interculturais da Amazônia (GEIA), Grupo de Estudos de Discurso e Dinâmicas Amazônicas (GEDDA) e o Centro de Estudos Internacionais (CEI), vinculados ao Programa de Pós-Graduação em Dinâmicas Territoriais e Sociedade na Amazônia (PDTSA/Unifesspa), vão realizar o IV Colóquio Discurso e Mídia na Amazônia (IV DCIMA), com o tema "Mídia e Discurso na Amazônia: Interculturalidade e Resistência".

O evento com caráter itinerante vai acontecer nos dias 07 a 09 de agosto, no Campus de Marabá da Unifesspa. Tendo sido realizado na Universidade Federal do Pará (2013, 2015) e na Universidade Federal do Maranhão (UFMA) em 2017. Os Anais do evento estão disponíveis na web desde a primeira edição e já foram publicados mais de 600 trabalhos completos apresentados em comunicação oral nos simpósios.

O principal objetivo do DCIMA é fortalecer a pesquisa na Amazônia brasileira. Em todas as edições houve a participação intensa de pesquisadores e alunos da região, inclusive com atenção especial aos professores da educação básica.

"Como princípio, a interação com pesquisadores de outras regiões e de outros países é fundamental para que estabelecermos nossas redes de pesquisadores e para reforçar este espaço que se inscreve entre o local e o global, que reafirmamos em cada edição deste evento. Pela primeira vez fora das capitais, o evento é extremamente significativo na atual conjuntura do país. A realização do DCIMA na Unifesspa visibiliza que, apesar de tantas dificuldades, os programas de pós-graduação estão se fortalecendo em cidades médias da Amazônia", destacou a professora Hildete Pereira dos Anjos.

Nesta edição o evento tem como objetivo debater a produção acadêmica acerca da relação entre discurso e mídia nos estudos e experiências interculturais que se realizam na e sobre a Amazônia, dentro de um contexto em que se faz imperativa a resistência aos ataques às possibilidades de convivência e diálogo entre os saberes populares, acadêmicos e dos povos originários, experiência ainda jovem e plena de potencialidades. A programação do evento contará com conferências, simpósios temáticos, comunicações individuais e atividades culturais.

Como surgiu o evento:

O DCIMA nasceu durante a realização do I do Encontro de Análise do Discurso na Amazônia (EDIA), realizado em Belém, na Universidade da Amazônia (Unama). Um evento de caráter regional, cujo principal objetivo foi reunir grupos de pesquisas que trabalhassem com os estudos do discurso na região amazônica. Nossa principal incentivadora, desde sempre, foi a professora Maria do Rosário Gregolin (Unesp-Araraquara) e foi através dela que começamos a formar uma rede de pesquisadoras e pesquisadores que trabalham com Análise do Discurso.