Unifesspa realiza doação de bens móveis a instituições filantrópicas

• Publicado: Quinta, 01 de Agosto de 2019, 11h50
  • Última atualização em Quinta, 01 de Agosto de 2019, 11h52

doação bensA Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa) concluiu, ontem (31), a doação de bens móveis inservíveis que foram destinados a instituições filantrópicas. Entre os bens doados, estão cadeiras, mesas, computadores, impressoras, projetores, telefones, fax, entre outros.

A ação foi idealizada pela Pró-Reitora de Administração, Marcele Castro, coordenada pela Comissão Permanente de Avaliação de Bens Inservíveis, sob a presidência da Administradora Luciene Neres, e desenvolvida pelo Administrador Pedro Gomes.

Também participaram da ação o Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC), que avaliou os bens de informática, e a Divisão de Serviços de Engenharia e Manutenção (Disem) da Sinfra, com a avaliação dos bens eletrônicos.

Para a escolha das entidades beneficiadas com os bens, exceto os de informática, a Universidade publicou Edital. Os interessados tiveram entre os dias 8 a 12 de julho para manifestar interesse em receber os bens.

As doações foram realizadas de acordo com a Lei nº 8.666/93, o decreto nº 9.373/18 e orientações do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), para os bens de informática.

Para os bens disponibilizados no edital, a instituição beneficiada foi o Centro Social, Cultural e Educacional Arca de Noé, localizado em Ananindeua (PA). A organização trabalha com a proteção, elevação e manutenção da qualidade de vida do ser humano e do meio ambiente, além de atividades educacionais, profissionais e nutricionais. Os bens doados foram entregues no último dia 25.

De acordo com a orientação MCTIC, os bens de informática foram informados à Coordenação-Geral de Articulação, com o objetivo de disponibilizá-los para entidades que tenham como finalidade programas de inclusão digital do Governo Federal.

A entidade beneficiada foi o Instituto Nova Ágora de Cidadania (INAC), localizado em São Paulo. Trata-se de um Centro de Recondicionamento de Computadores, que atende às exigências do MCTIC. O INAC recebeu os bens doados ontem (31).

Mesmo sendo uma imposição legal, a ação contribuiu diretamente para o desempenho das atividades desenvolvidas pelas instituições beneficiadas, que possuem cunho social. O objetivo é que os bens sejam recuperados e utilizados nas próprias instituições e ainda doados para outras instituições. Para os bens impossíveis de serem recuperados, os donatários se comprometeram em fazer a destinação final ambientalmente correta.