Carta de Vitória: Andifes se posiciona sobre orçamento das universidades e o Future-se

• Publicado: Segunda, 29 de Julho de 2019, 17h18
  • Última atualização em Segunda, 29 de Julho de 2019, 17h38
  • Acessos: 2023

carta de vitoria fotoA Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) divulgou, nesta segunda-feira (29), a Carta de Vitória. O documento apresenta os encaminhamentos debatidos durante a Reunião Ordinária do Conselho Pleno da entidade, realizada em Vitória, nos últimos dias 25 e 26. O reitor da Unifesspa, prof. Dr. Maurílio de Abreu Monteiro, participou do encontro que reuniu dirigentes de Universidades e Institutos Federais de todo o país.

Entre os temas abordados na carta, o atual panorama financeiro das IFES. O documento alerta sobre o iminente colapso orçamentário do sistema, reforçando que “com a manutenção pelo governo federal do bloqueio orçamentário, muitas das Universidades ficarão, dentro de poucos dias, impossibilitadas de (a) pagar suas despesas contínuas, como conta de energia elétrica; (b) honrar com os contratos de serviços terceirizados, como os de vigilância e limpeza; (c) comprar materiais, como os necessários para o funcionamento cotidiano de salas de aula e laboratórios”.

A carta aborda ainda o programa “Future-se”, anunciado recentemente pelo Ministério da Educação; a Emenda Constitucional 95, que instituiu a política do teto dos gastos; e conclama todas as universidades, suas comunidades acadêmicas, e todos os interessados no futuro da educação pública, gratuita, inclusiva e de qualidade, a participarem ativamente do debate.

Leia a carta na íntegra aqui

Com informações e foto da Andifes.