Comunidade da Unifesspa participa do XIII Encontro Nacional de Educação Matemática

• Publicado: Terça, 23 de Julho de 2019, 15h09
  • Última atualização em Quarta, 24 de Julho de 2019, 17h58

GT 5Com o tema “Educação Matemática com as Escolas da Educação Básica - Interfaces entre pesquisas e salas de aula”, foi realizado, entre os dias 14 a 17 de julho, em Cuiabá-MT, o XIII Encontro Nacional de Educação Matemática. O evento reuniu pesquisadores, professores e estudantes de graduação de todo o país, promovendo debates sobre a Educação Matemática e pesquisas que constituem a área.

A Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa) foi representada com a participação e apresentação de trabalhos de sua comunidade acadêmica. O professor José Sávio Bicho, do Instituto de Ciências Humanas (ICH), foi um dos participantes do encontro e apresentou três trabalhos científicos.

O primeiro deles, intitulado “Etnomatemática e decolonialidade: reflexões sobre a prática pedagógica na educação escolar indígena“, é fruto da tese de doutorado do professor. O artigo reflete sobre as relações entre saberes matemáticos escolares e saberes tradicionais indígenas, a partir da prática docente indígena nos anos finais do ensino fundamental.

Em “Etnomatemática e relações interdisciplinares na Educação do Campo: A partir da horta Mandala”, foi analisado o ensino e aprendizagem de matemática em uma escola do campo. O artigo é resultado de TCC apresentado no curso de Licenciatura em Educação do Campo da Unifesspa, orientado pelo professor.

Já no artigo “Análise dos registros da resolução de problemas aditivos de alunos dos anos iniciais do ensino fundamental”, o pesquisador aborda a pesquisa da própria prática desenvolvida, em nível de mestrado, por um professor que ensina matemática nos anos iniciais de uma escola pública do campo. Assim, investiga de quais maneiras alunos do 5º ano constroem novas estratégias de resolução de problemas envolvendo as quatro operações fundamentais.

Comunidade do IEA participa do evento

IMG 20190715 145234824 1Quem também participou do encontro foram os acadêmicos do curso de Licenciatura em Matemática do Instituto de Engenharia do Araguaia (IEA). Os servidores da Unifesspa, Leila Aparecida de Souza, Emisvaldo da Silva e Alessandra dos Santos, e a professora da rede municipal de ensino de Santana do Araguaia, Maria Mônica Bezerra Machado, fizeram parte da grupo.

Na oportunidade, foram apresentados sete trabalhos, realizados no ambiente do ensino (monitoria acadêmica) e extensão (Pibid e Pibex), além de outras vivências acadêmicas. Dentre esses, o intitulado “Reflexão sobre a disciplina prática pedagógica em matemática III e suas contribuições na formação de professores”, desenvolvido pelos discentes do 6º período, Ruan Lion, Luana Rocha e Débora Lima, sob a orientação da professora Eliane Pereira.

“Apesar de já ter participado de outros eventos, na hora da apresentação sempre fico ansiosa, mas fico feliz em apresentar o fruto de nossos esforços e perceber que o público conseguiu compreender as informações.  Além disso, o evento foi muito oportuno para conhecer profissionais renomados na área de matemática, tais como: Dario Fiorentini, Marcelo de Carvalho Borba e Regina Célia Grando”, relatou Luana.

Para o acadêmico Ruan, o evento proporcionou o aprendizado sobre educação matemática sob novas perspectivas, incentivo à produção acadêmica, compartilhamento de experiências acadêmicas e a oportunidade de conhecer um lugar com diferentes culturas e de observar como isso se reflete na Educação Matemática.

Os estudantes também tiveram a oportunidade de assistir à palestras, oficinas e minicursos e, desse modo, ampliar conhecimentos, por meio da interação com o mundo científico. O deslocamento para o evento foi possível mediante apoio concedido pela Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Estudantis (Proex), por meio do Edital nº 04/2019.

IMG 20190717 101519143 HDR