Infraestrutura: Concluídas obras de reforma e adequação na Unidade I

• Publicado: Quinta, 25 de Julho de 2019, 08h56
  • Última atualização em Quinta, 08 de Agosto de 2019, 10h49

estacionamento1A Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa) entregou à comunidade acadêmica duas novas obras que vão trazer melhorias na infraestrutura e segurança da Unidade I do Campus Marabá. Foi concluída a construção do muro de arrimo, para delimitação do espaço físico, e entregue um estacionamento de motocicletas, com 35 vagas disponíveis, em uma área total de 452m², totalmente revitalizada e arborizada.

Com o investimento de R$ 180 mil, as obras tiveram início em janeiro deste ano. Os trabalhos foram conduzidos pela equipe da Divisão de Serviços de Engenharia e Manutenção (Disem) da Secretaria de Infraestrutura (Sinfra). Os servidores Rafael Wanzeler e Alexsander Zen foram os engenheiros responsáveis pelo projeto.

De acordo com a equipe, o muro de vedação anterior não tinha propriedade de suporte estrutural. Foi observado um desnivelamento da superfície entre a Instituição e o terreno adjacente, com a identificação de rachaduras e instabilidade na estrutura do muro. Já o estacionamento resulta da necessidade dos discentes em deixar suas motocicletas em um local apropriado e organizado.

“Após observadas essas carências, a equipe ponderou atender tanto as demandas de cunho técnico, com a construção do muro de arrimo para garantir a delimitação física e a segurança patrimonial da Unifesspa, e a social, acolhendo e satisfazendo a necessidade da comunidade acadêmica, com a disponibilização de um estacionamento exclusivo para motocicletas”, explica o Diretor da Disem, o engº. Dhonny Lima da Silva.

Para o reitor da Unifesspa, prof. Dr. Maurílio de Abreu Monteiro, as obras fazem parte do esforço institucional da gestão em promover melhorias para a comunidade acadêmica. Monteiro destacou ainda o importante trabalho realizado pela equipe técnica da Unifesspa na execução dos projetos. “Além da obra emergencial de construção do muro de arrimo, foi feito um esforço para maximizar e otimizar o espaço do estacionamento, tornando-o um espaço de convivência seguro e arborizado”, disse.

Segurança contra incêndios

Ainda na Unidade I, encontra-se em execução a obra de implantação do sistema de hidrantes, que visa elevar a segurança da população acadêmica, mitigando os riscos concernentes à incêndio e pânico. No total, serão instalados 16 pontos de hidrantes que vão abranger toda as edificações da Unidade.

Também será construído um reservatório metálico, com capacidade de 20 mil litros, para atender a demanda em casos de incêndios e aumentar a reserva de água potável na referida unidade. A previsão é que este novo sistema seja entregue em setembro. Equipes da Disem e Diope, vinculadas à Sinfra, coordenam os trabalhos. Os engenheiros Amanda Batista, Alexsander Zen e Núbia Cilene Barreto são responsáveis pelo projeto e o engenheiro sanitarista Heitor Sanjard é o coordenador da obra.