Comunicação em alta: Unifesspa vai ofertar especialização em Mídias no Ambiente Escolar

• Publicado: Quarta, 15 de Mai de 2019, 17h10
  • Última atualização em Segunda, 20 de Mai de 2019, 13h49

Mídias no Ambiente EscolarO curso de especialização em Mídias no Ambiente Escolar é uma proposta da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa) por meio do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas (ICSA) do campus de Rondon do Pará.

O uso de meios de comunicação na prática pedagógica, mais do que importante para a educação básica e fundamental, é inevitável. Os dispositivos móveis (celulares, tabletes, computadores pessoais etc.) passaram a fazer parte do cotidiano de crianças e jovens e incorporados às suas práticas socioculturais com muita intensidade. No entanto, seus usos ainda são pouco explorados pelo viés educacional.

A Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Mídias no Ambiente Escolar divulgou o edital para a abertura de inscrições, visando à seleção de candidatos para preenchimento de 30 vagas regulares, sendo 24 destinadas à ampla concorrência e 6 destinadas às cotas: 1 para pessoa com deficiência, 1 à demanda de servidores da Unifesspa (técnicos e ou docentes), 2 para quilombolas e/ou negros e pardos e 2 para indígenas; com ingresso ainda este ano.

O curso que tem duração de 18 meses objetiva capacitar profissionais em Educação e Comunicação, promovendo o aperfeiçoamento no uso de mídias (impressa, rádio, TV/Cinema e internet) e sua leitura crítica no âmbito escolar, ao tratar da diversificação e renovação de estratégias aplicadas na prática pedagógica e da gestão e produção de conteúdos de forma articulada à proposta pedagógica, e o enriquecimento do processo ensino-aprendizagem.

Podem se inscrever pedagogos(as), professores, profissionais da educação, educomunicadores, jornalistas especializados na área da educação e demais profissionais interessados nas interfaces entre educação e comunicação. As inscrições presenciais serão realizadas até o dia 27 de maio, na Secretaria Acadêmica do ICSA, situada à Rua Rio Grande do Sul, S/N, Bairro Centro, Rondon do Pará/PA. Já as inscrições feitas via correio deverão ser enviadas por Sedex, com a postagem de data limite até às 18 horas do dia 27 de maio.

Com carga horária total de 480 horas, o curso gratuito terá a duração de 18 meses e será ministrado em período regular no turno noturno em Rondon do Pará, com aulas duas vezes na semana, conforme calendário previsto pela Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação Tecnológica, para o ano de 2019 e 2020.

O processo seletivo se dará em duas fases. A primeira será de inscrição e entrega da documentação; e a segunda fase compreenderá a análise curricular e entrevistas.

Mais informações podem ser obtidas através do edital completo disponível por meio do link: https://bit.ly/2LHGrxy.