Servidores da Unifesspa vão participar de capacitação para utilizar sistema eletrônico de processos

• Publicado: Quarta, 13 de Fevereiro de 2019, 17h31
  • Última atualização em Quarta, 13 de Fevereiro de 2019, 17h47

DSC 0427bA Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa) adotará ainda nesse primeiro semestre sistema eletrônico para gestão de documentos e processos. Com o objetivo de aperfeiçoar os procedimentos de tramitação de processos na Instituição e considerando a importância de seu adequado manuseio, o Protocolo Central proporcionará treinamento aos servidores.

Eles serão convocados a participarem do treinamento no Módulo de Protocolo no Sipac (Sistema Integrado de Patrimônio, Administração e Contratos), onde será observado como se dará a abertura, encaminhamentos e outros procedimentos em processos. O Sipac é o sistema oficial para comunicações internas e cadastro de processos eletrônicos no âmbito da Unifesspa.

A capacitação deverá alcançar mais de 60 servidores, que serão indicados pelos gestores das unidades e órgãos da Universidade. Além de qualificar os servidores para executar corretamente a tramitação eletrônica dos diversos processos administrativos, a medida favorecerá o aumento da produtividade nos procedimentos operacionais com a modalidade eletrônica dos processos administrativos e possibilitará o início da primeira fase da implantação do Unifesspa PEN.

O treinamento aos servidores será realizado entre os dias 25 a 28 de fevereiro, no Laboratório do ICH, localizado na unidade I, em Marabá. Nesta formação, a coordenadora do Arquivo Central da Unifesspa, Josiene da Silva Queiroz Campos, e o chefe do departamento de sistemas administrativos, Rogério Carvalho dos Santos, apresentarão aos servidores o módulo de Protocolo no Sipac. O treinamento terá uma abordagem prática e os servidores presentes utilizarão o Ambiente de Teste do sistema para simular situações.

Durante os eventos serão apresentados os aspectos legais da implantação, a metodologia, o manual de processos eletrônicos, os modelos eletrônico e híbrido, os cenários de uso, o cronograma de implantação, a portaria de implantação e também será disponibilizado um momento para questionamentos do público participante.

Serão formadas 02 turmas de capacitação com intuito de receber, pelo menos, um servidor de cada unidade da Unifesspa. A capacitação terá carga horária total de 20 horas que poderá ser usada como créditos para efeitos de progressão. Novas turmas serão oferecidas progressivamente ao longo das etapas de implantação.

Benefícios

Prot 0139O Unifesspa PEN é uma ação conjunta do Protocolo Central e CTIC e vai proporcionar uma série de benefícios para a Unifesspa e comunidade em geral, como economia de recursos naturais e de insumos, sustentabilidade, logística, espaço físico para o armazenamento dos documentos, maior transparência no acesso às informações, rapidez na tramitação de processos, e agilidade na tomada de decisões, dentre outros.

A implantação do processo eletrônico será feita de forma gradativa, para um melhor acompanhamento e adaptação dos usuários. Neste primeiro momento, serão implantados os processos eletrônicos relativos à substituição, assistência à saúde, progressão por capacitação, incentivo à qualificação, progressão por mérito técnico administrativo, admissão, contratação de estagiários, pagamento de auxílios, bolsas de ensino, pesquisa e extensão e colação de grau.

A meta é que se tenha a abertura, acompanhamento e acesso a todos os Processos Administrativos na íntegra em meio digital até o final de maio. Esta exigência atuará em conformidade com a Lei de Acesso à Informação, contribuindo com a transparência dos atos administrativos.

O protocolo

Em 2018 a Unifesspa movimentou uma quantidade de 81.804 processos/documentos ativos e arquivados, registrou 23.287 processos/documentos e abriu 6.299 volumes contendo 200 páginas cada volume. Com base nessas informações, evidenciou-se que a transposição do processo analógico para o digital, quanto os novos processos totalmente eletrônicos, podem se deparar com vários obstáculos que inviabilizem a mudança.

Por isso, houve a preocupação com a elaboração de um Plano para a Implantação do PEN, norteado por um projeto que delineia cada passo a fim de realizar a introdução da ferramenta tecnológica em conformidade com a legislação e capacitação da força de trabalho da Universidade.

______

A capacitação seguirá o seguinte o cronograma:

Turma I

Data: 25 e 26/02

Quantidade de Vagas: 39

Público Alvo: Servidores dos Institutos e Faculdades da Unifesspa

Local: Laboratório de Informática do ICH/Unidade I

Turma II

Data: 27 e 28/02

Quantidade de Vagas: 36

Público Alvo: Servidores da Administração Superior da Unifesspa (Pró-reitorias, secretárias, divisões, etc.)

Local: Laboratório de Informática do ICH/Unidade I