Naia apresenta Projeto sobre Oficinas de Língua Portuguesa para pessoas surdas

• Publicado: Quinta, 31 de Janeiro de 2019, 10h13
  • Última atualização em Quinta, 31 de Janeiro de 2019, 15h38

Apresentação Peinps 1O projeto “Práticas Extensionistas para inclusão de pessoas com surdez: aprendizagem de Língua Portuguesa como instrumento de participação social” foi apresentado na última noite do dia 29, na sala 03, do Instituto de Estudos em Direito e Sociedade, na Unidade I do campus de Marabá. Ele é um dos projetos de extensão selecionados no Programa Institucional de Bolsas de Extensão (Pibex/2019) da Pró-reitoria de Exrtensão e Assuntos Estudantis.

As Oficinas que terão início na próxima sexta-feira (08/02) atenderão alunos do ensino médio e professores que vão estudar de fevereiro a outubro, todas às sextas-feiras, à tarde e gratuitamente.

Essas oficinas objetivam garantir às comunidades surdas do entorno da Unifesspa e demais pessoas com surdez de Marabá, o direito de acesso ao ensino da Língua Portuguesa como segunda língua na modalidade escrita com estratégias adequadas às suas especificidades linguísticas, além de sensibilizar as comunidades surdas de Marabá acerca da função social da Língua Portuguesa na modalidade escrita e possibilitar o aprimoramento de seu uso por sujeitos surdos.

A meta é oferecer oficinas semanais de Língua Portuguesa escrita para 20 pessoas com surdez e possibilitar formação para 60 professores da educação básica e alunos de licenciatura da Unifesspa.

Entre as atividades que serão desenvolvidas no projeto estão o curso de Aperfeiçoamento “Educação de Surdos em Língua Portuguesa”; Círculos de Cultura Surda; Oficina de fotografia para surdos; Alfabetização e Letramento de 1 criança com surdez; Práticas de Ensino de Libras e Língua Portuguesa na Escola Liberdade e Produção de Jogos Educativos para surdos.

A metodologia a ser utilizada pela equipe do Naia será a escolha de temas, gêneros textuais, materiais didáticos acessíveis, além de recursos visuais. O Oficina também será desenvolvida na Plataforma Moodle da Unifesspa com assuntos atualizados sobre os surdos.

A surda Márcia Grama disse através da Língua Brasileira de Sinais que “essa oportunidade é única e que os surdos não podem perder essa Oficina”. “Eu estou muito feliz de ver os surdos aqui e quero incentivá-los a buscar ainda mais conhecimento. Quando eu me lembro do que passei eu me emociono porque tudo sempre foi muito difícil em minha caminhada. Não fiquem em casa sem fazer nada, venham. Vocês vão vencer se buscarem conhecimento. Quero parabenizar a equipe do Naia por este projeto maravilhoso que vai proporcionar uma vida nova aos surdos”, destacou muito emocionada.Apresentação Peinps 2

Para Lucélia Rabelo, coordenadora do Naia, “o choro da Márcia é muito expressivo porque significa uma trajetória de lutas. Estar aqui hoje participando da abertura desse projeto é um passo importante para o Naia, visto que batalhamos pela inclusão e os surdos precisam ser incluídos. A Oficina de Língua Portuguesa será para eles algo libertador. Ninguém vai poder mais enganá-los, porque eles vão dominar a língua portuguesa e isso fará toda diferença na vida deles”, pontuou Rabelo.

A coordenadora Lúcia dos Santos agradeceu a presença de todos, dando as boas-vindas aos surdos presentes na apresentação do projeto.

Círculos de Cultura Surda

O público-alvo serão as pessoas surdas e ouvintes que desejam aprender e praticar o que já sabem de Libras, objetivando aproximar a comunidade surda do ouvinte, além de possibilitar uma forma mútua de ensino/aprendizagem. Durante os Círculos, a equipe do Naia vai tratar de assuntos cotidianos e de atualidades como forma de interação e conversação.

Oficina de fotografia para surdos

A Comunidade Surda que estará presente nas oficinas de Língua Portuguesa e serão despertados na Oficina de fotografia a um sentimento de pertencimento quanto ao local onde se vive, ter a consciência histórica de que o lugar onde se mora faz parte de sua história. Eles vão fotografar pontos turísticos de Marabá, pensando em um primeiro momento a Orla da cidade.

Alfabetização e Letramento de 1 criança com surdez

Uma criança com surdez será alfabetizada em Língua Portuguesa. Isso será feito através de contação de história em Libras, utilização de jogos, além de atividades em Língua Portuguesa.

Produção de Jogos Educativos para surdos

Os alunos com surdez vão participar também de Jogos Educativos. Os jogos visam facilitar o processo de ensino-aprendizagem de alunos com surdez. Tudo será feito através de produção no power point e aplicação com alunos surdos da oficina e de escolas da rede pública. Durante a apresentação do projeto, os alunos puderam participar dos jogos com destaque para a interação entre eles.

A equipe do projeto é composta por Lucélia Cardoso Cavalcante Rabelo (colaboradora), Mayra Barbosa Sindeaux Lima (assessora), Lúcia Cristina Gomes dos Santos (coordenadora), Cremilda Peres Cangussu de Abreu (monitora), Carla Andreza Correa Reuter (orientadora), Misserlani da Silva Moreira (ministrante), Daniel Lima da Silva (bolsista), além de Rosely de Nazaré Silva Veloso que também será uma das colaboradoras do projeto. Ao final das oficinas, todos os participantes receberão certificado.Apresentação 03