Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate

pten

Opções de acessibilidade

Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Curso ofertado pela Unifesspa promove diálogo interdisciplinar sobre gênero e sexualidade

  • Publicado: Quarta, 19 de Setembro de 2018, 17h39
  • Última atualização em Sábado, 22 de Setembro de 2018, 03h52
  • Acessos: 1821

1c

No período de 5 a 17 de setembro, foi realizado na Unifesspa o curso sobre Diversidade e Gênero Sexual, uma versão expandida da Disciplina “A Amazônia: Imaginários, Discursos e Colonialidade”, do Programa de Pós-Graduação em Dinâmicas Territoriais e Sociedade na Amazônia (PSTDA).

A iniciativa contou com a parceria do Núcleo de Ações afirmativas, Diversidade e Equidade (Nuade) da Unifesspa, coordenado pelos professores Agenor Sarraf Pacheco, Idelma Santiago da Silva, Jerônimo da Silva e Silva e Reginaldo Cerqueira.

Com carga horária de 45 horas, o curso promoveu um diálogo plural, crítico e interdisciplinar sobre gênero e sexualidade com a colaboração de diversos professores das áreas de História, Biologia, Direito, Psicologia e Geografia.

Além de alunos, professores e técnicos da Unifesspa, puderam participar do curso profissionais da rede pública de ensino, representantes do movimento LGBTQI+, Movimentos Sociais e integrantes da sociedade marabaense e região interessados na temática, totalizando 148 inscrições.

Segundo o Prof. Dr. Jerônimo Silva, um dos coordenadores do evento, falar sobre gênero e diversidade é um tema fundamental. “A ideia é fortalecer esse debate, ofertando cursos com uma carga horária mais extensa, pensando esse tema com uma discussão teórica, mas também aproximando a sociedade nesse diálogo”, afirmou.

Para o pesquisador, junto à temática de gênero e sexualidade-corpo nasce o debate racial e político. “A ideia é mostrar que o controle sobre os corpos, a disciplina, a definição do masculino e feminino são a base do discurso estado moderno, das políticas públicas modernas. A ciência moderna, de quando o homem começou a se pensar como ciências humanas, um animal social, procurou logo definir os papeis sexuais, então, é um problema de ordem epistemológica, de ordem científica”, ressaltou.

 

1

Fim do conteúdo da página