71ª Reunião do Fórum Estadual do Parfor acontece nesta sexta, na Unifesspa

• Publicado: Terça, 27 de Setembro de 2016, 09h52
  • Última atualização em Terça, 27 de Setembro de 2016, 10h14

A Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa) sedia nesta sexta-feira (30), a 71ª Reunião Ordinária do Fórum Permanente de Apoio à Formação Docente do Estado do Pará (FORPROF-PA). A reunião acontece das 9h às 12h, no auditório da Unidade I do Campus de Marabá.

Na ocasião, estarão reunidos prefeitos, secretários de educação, técnicos das secretarias municipais de educação, representantes da Secretaria Estadual de Educação e associações, além dos coordenadores institucionais do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor). Na pauta estão a votação do calendário acadêmico do Parfor para o ano 2017, a socialização do III Encontro Nacional do Parfor, ocorrido de 21 a 23 de setembro, em Londrina-PR, entre outros pontos.

O  Parfor é um programa destinado à formação dos professores em exercício nas escolas públicas estaduais e municipais, oferecendo a eles cursos superiores públicos, gratuitos e de qualidade, cobrindo os municípios de 21 estados da Federação, por meio de 76 Instituições Públicas de Educação Superior, das quais 48 Federais e 28 Estaduais, com a colaboração de 14 universidades comunitárias.

O Programa foi instituído em regime de colaboração entre a Capes, os estados, municípios, o Distrito Federal e as Instituições de Educação Superior para atender aos profissionais da Educação que atuam sem a formação específica nas áreas de ensino, conforme estabelece a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB).

De acordo com a coordenadora geral do Parfor na Unifesspa, professora Ana Clédina Rodrigues Gomes, atualmente, existem 143 professores-alunos matriculados pelo Parfor/Unifesspa nos cursos de Matemática (Santana do Araguaia), Letras (Rondon do Pará e Santana do Araguaia) e Pedagogia (Marabá e Xinguara).