Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate

pten

Opções de acessibilidade

Início do conteúdo da página

4ª Conferência Municipal das Cidades acontece de 4 a 6 de maio

Publicado: Segunda, 02 de Mai de 2016, 10h18 | Última atualização em Segunda, 02 de Mai de 2016, 10h24 | Acessos: 3927

Publicado em http://maraba.pa.gov.br

Em: 27 de abril de 2016

 

 

Com o tema “Função Social da Cidade e da Propriedade”, acontece, de 4 a 6 de maio próximo, no Auditório “Leonardo da Vinci”, da Faculdade Metropolitana, a 4ª Conferência Municipal das Cidades. O evento, cujo lema é “Cidades Inclusivas, Participativas e Socialmente Justas”, tem o objetivo de abrir discussões com representantes de todos os segmentos da comunidade tendo como ponto principal de discussão “A cidade que nós temos”.

Dentro desse eixo serão discutidos: questões fundiárias; transporte, mobilidade e acessibilidade urbana; habitação; e saneamento. Questões essas que envolvem o Plano Diretor e serão tratadas em palestras, oficinas, plenárias e mesa de discussões.

No dia 4, pela manhã, acontece a abertura da 4ª Conferência e a palestra “A que temos e cidade que queremos”. Para o dia 5 está prevista a realização de oficinas, quando os participantes do evento serão divididos em grupos por eixos temáticos, em seis salas disponibilizadas pela Faculdade Metropolitana.

Cada grupo temático terá direito a apresentar uma proposta. Dessas, uma será escolhida para a Conferência Estadual. Também será discutido o Plano Diretor, que completa uma década neste ano de 2016.

“É ano de revisão legal. Quando haverá uma avaliação em relação ao que foi proposto 10 anos atrás”, explicam a engenheira civil Mayanne Micaelli dos Santos e o secretário executivo da Comissão Preparatória, Deyvid da Silva Souza, acadêmico de Geografia.

“O Plano Diretor apresenta muitos prognósticos. Então vamos ver quais deles deram certo e o que vamos ter de propor para os próximos 10 anos”, afirma Mayanne, acrescentando que no último dia da Conferência essas propostas para a próxima década serão apresentadas.

Ela também destaca que todos os palestrantes, mestres e doutores, no total de seis, são especialistas em plano diretor, acessibilidade, saneamento e questões fundiárias. “O mais importante disso é que todos são de Marabá, moram no município, conhecem a nossa realidade. Diferentemente de outros, que também podem ser especialistas, mestres e doutores, mas conhecem a realidade de outras cidades, não da nossa”, ressaltam Mayanne Micalelli e Deyvid Sousa.

Os palestrantes são: Marcus Vinícius Mariano de Souza, doutor em Geografia; Anilson Russi, mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Dinâmicas Territoriais e Sociedades da Amazônia; Andréa Hentz de Mello, doutora em Ciência do Solo; Antônio Carlos Santos do Nascimento, mestre em Engenharia Civil; Lucélia Cardoso Cavalcante, doutoranda em Educação Especial; e Daniella Márcia dos Santos Dias, doutora em Direito. Todos também detentores inúmeras outras qualificações em vários campos do conhecimento em universidades brasileiras e no exterior.

A conferência também tem a finalidade de preparação para as conferências estadual, em março de 2017, e nacional, esta em data ainda a ser marcada. Oito delegados serão escolhidos representando o poder público, os movimentos sociais, entidades de pesquisa, sindicatos e ONGs. (Texto e foto: Ascom PM)

 

Serviço

As inscrições para a 4ª Conferência Municipal das Cidades devem ser feitas no Portal da Prefeitura de Marabá – www.maraba.pa.gov.br

MarabáCidade1

 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página