UNIFESSPA REALIZA AÇÃO CULTURAL DE COMBATE AO AEDES

Publicado: Terça, 23 de Fevereiro de 2016, 21h07 | Última atualização em Sexta, 08 de Abril de 2016, 11h10 | Acessos: 3140

Veículo: CTonline

Editoria:Geral     Tipo: Matéria   Data: Terça, 23 de Feveiro 2016 - 10:03

O aumento nos casos de doenças transmitidas pelo Aedes aegypti tem provocado a ocorrência de diversas ações ligadas ao combate do mosquito. Governo, exército, escolas e universidades têm se juntado para conscientizar a população sobre a gravidade da situação e de como é importante cada cidadão fazer a sua parte. A Unifesspa (Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará) por meio da Proex (Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Estudantis) iniciou suas ações junto a alunos e professores do curso de Artes Visuais em escolas públicas de Marabá na última semana e pretende dar continuidade ao trabalho na próxima sexta-feira (26).

De acordo com o professor e artista plástico, Alexandre Silva dos Santos Filho, mais conhecido como Alixa, a ação consistiu na produção de quatro painéis ilustrativos que tratavam sobre o tema. “A ideia é usar a arte com o propósito de mostrar situações de risco por meio das imagens, que revele os problemas de conscientização da população”, justificou. “Além disso, ele confirmou que por meio das imagens seria mostrado como o mosquito se encontra em uma zona de conforto, que nós cidadãos proporcionamos a ele”, completa.

Uma das imagens ilustradas no painel mostra o Aedes aegypti “apaixonado” pelo ambiente com garrafas, pneus, em que há acúmulo de água parada, fazendo um alerta a população para evitar este tipo de situação. A primeira ação, realizada na última sexta-feira (19), foi na EEEM Prof. Anísio Teixeira, localizada no núcleo Cidade Nova. No local, alunos e professores do curso de Artes Visuais da Unifesspa se juntaram a alunos da escola para produzir e pintar os painéis.

As atividades aconteceram durante a manhã e a tarde, e as artes produzidas foram doadas para a própria escola. Nas próximas semanas outras duas atividades como estas serão realizadas em colégios públicos de Marabá, ambas na sexta-feira, nos dias 26 de fevereiro e 4 de março.

(Nathália Viegas)

registrado em: