Historiador lança “Crônicas do Araguaia”

Publicado: Segunda, 16 de Novembro de 2015, 10h16 | Última atualização em Segunda, 13 de Fevereiro de 2017, 16h12 | Acessos: 3919

Veículo: MarabáNotícias - on line

Editoria: Geral - Tipo: Matéria

Data: 28 de Outubro 2015 / 18:10

Assunto: Unifesspa

cronicas janailson

No último dia 23, na Biblioteca Orlando Lima Lobo, aconteceu o lançamento do livro “Crônicas do Araguaia”, escrito pelo professor e escritor Janailson Macedo (ao centro na foto acima). O livro foi o vencedor do IV Prêmio Proex de Arte e Cultura 2014, promovido pela Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa), no ano passado.

O “Crônicas do Araguaia” é um livro de contos que estão ambientados no cenário histórico do período da ditadura militar no Brasil, pós 64. O livro que traz uma abordagem histórica tem ao seu lado a ficção como aliada.

“Apesar de eu ser historiador, vale lembrar que esse livro é acima de tudo uma obra de ficção, ou seja, um livro literário. Nada comparado a realidade do fato histórico e suas problemáticas em torno do que aconteceu dentro do episódio histórico da Guerrilha do Araguaia”, ressalta o escritor e professor universitário Janailson Macedo.

Janailson Macedo que é natural da Paraíba, além de professor de História da Unifesspa, realiza diversas pesquisas, principalmente pesquisas ligadas aos movimentos étnicos raciais. Além disso, foi um dos pioneiros na publicação de micro-contos dentro do Estado da Paraíba e também edita há mais de 10 anos a Revista Literária Blecaute junto com outros escritores e artistas paraibanos, entre eles o poeta Bruno Gaudêncio, que é bastante conhecido no cenário literário.

registrado em: