Unifesspa cria rádio web universitária em Marabá

Publicado: Quarta, 04 de Novembro de 2015, 16h13 | Última atualização em Segunda, 13 de Fevereiro de 2017, 16h12 | Acessos: 3632

Veículo: MarabáNotícias - on line

Editoria:GeralTipo:Matéria

Data:21 Outubro 2015/13:08

Assunto: Unifesspa

Certamente quem não vive o mundo acadêmico de Marabá – que é a maioria da população – não se deu conta da mudança estrutural que vem ocorrendo há uns 3 ou 4 anos, no quesito extensão. Mas basta aguçar um pouco a memória para se lembrar de eventos, como a Mostra Universitária da Canção Paraense (Mucanpa), que ocorreu na Toca do Manduquinha e trouxe grandes nomes da música do Norte do Brasil para apresentações gratuitas. E agora, tem mais uma novidade na área: uma web rádio universitária.

A iniciativa partiu da Pró Reitoria de Extensão (Proex) da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa), sob a coordenação do professor Evandro Medeiros, mestre em Educação, e que já vem desenvolvendo diversas atividades culturais na cidade. Para acessar a programação, basta acessar radio.unifesspa.edu.br

De acordo com o professor Evandro Medeiros, a ideia da nova mídia é provocar experiências culturais diferenciadas das rádios comerciais, com programas que valorizem a diversidade musical, nacional e internacional, mas sem reproduzir a cultura de massa e a veiculação da produção musical que tendem a alienação social, que reproduzem o preconceito de classe, racismo, machismo, homofobia etc. “Algo muito forte nas músicas da moda no Brasil”, resume.

“Queremos uma rádio que tenha uma forte dimensão educativa e que promova acesso ao que produzimos de melhor culturalmente”, explica Evandro, acrescentando que a programação terá divulgação do que é feito na universidade, do que acontece nas cidades do sul e sudeste do Pará e no mundo, fomentando debates e circulação de informações. Aproximando as pessoas de diálogos críticos sobre temáticas que dizem respeito às coisas boas e ruins da realidade em que vivemos.

Segundo o professor Amintas, da Faculdade de Educação no Campo (FECAMPO) e colaborador rádio web Unifesspa, a importância de uma rádio universitária é dar voz à diversidade que constitui a comunidade acadêmica. “No âmbito musical, devemos privilegiar as expressões de nossa musicalidade que não possuem maiores espaços de divulgação na grande mídia”, resumiu.

“A universidade deve ser o lugar que se contraponha à homogeneização do pensamento e dos comportamentos, que se contraponha à proliferação das monoculturas da mente, tão ou mais deletérias quanto aquelas que infelizmente grassam em nossos campos”, reafirma Amintas.

registrado em: