Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro

GTranslate

pten

Opções de acessibilidade

 
Início do conteúdo da página

Miguel Chikaoka abre a exposição virtual 'Amazônia Adeus'

Publicado: Segunda, 19 de Abril de 2021, 15h24 | Última atualização em Segunda, 19 de Abril de 2021, 15h25 | Acessos: 155

Veículo: O Liberal

Data: 15/04/2021

Link: https://www.oliberal.com/cultura/miguel-chikaoka-abre-a-exposicao-virtual-amazonia-adeus-1.375346

O fotógrafo, artista visual e educador Miguel Chikaoka inaugura a exposição “Amazônia Adeus”, dentro da programação do VI Festival Internacional Amazônida de Cinema de Fronteira (FIA Cinefront). O evento inicia nesta quinta-feira, 15, e vai até o próximo dia 15 de maio, trazendo uma programação totalmente on-line pela plataforma www.cinefront.org, com filmes e debates. Chikaoka é um dos homenageados da edição e participará de uma live no próximo dia 3 de maio, com transmissão pelo canal do FIA Cinefront no Youtube.

 

A curadora da exposição Cinthya Marques, que também é artista visual, fotógrafa e mestre em Artes e professora do Curso de Artes da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa), selecionou 48 fotografias dentre um acervo de 600 imagens feitas por Miguel Chikaoka na região Sul e Sudeste do estado, entre os anos 80 e 90. “Ele documentou conflitos agrários, ocupação de terras indígenas, queimadas na Amazônia, serrarias e carvoarias ilegais, trabalho escravo”, descreve. Entre as imagens marcantes que integram a mostra, estão do acampamento dos moradores de Tucuruí que foram expulsos das próprias casas com a construção do lago da hidrelétrica.

Criança junto a túmulos de crianças (1991)                                                        Criança junto a túmulos de crianças (1991) (Miguel Chikaoka)

“As fotografias foram feitas em várias situações que vivi como repórter no jornal Resistência, da Sociedade Paraense de Defesa dos Direitos Humanos (SDDH), e do levantamento do perfil de crianças e adolescentes da Amazônia, que fiz junto com outros fotógrafos pela Agência Kamara Kó, proposta pelo Movimento Nacional de Meninos e Meninas de Rua em parceria com Unicef, entre outros projetos”, descreve Chikaoka.

O fotógrafo, que é paulista radicado em Belém desde os anos 80, descreve que pouca coisa mudou na realidade de tensões que permeia a Amazônia: “Os suscessivos governos não estão preocupados com a vida, com a proteção da Amazônia enquanto ecossistema de importância mundial. Permanece o modelo que não é de desenvolvimento, mas destruidor do meio ambiente e enganoso com as pessoas da região, especialmente os povos originários”.

A live do próximo dia 3 de maio será mediada pelo artista visual e professor da Unifesspa, Armando Queiroz, com a participação de Chikaoka, Cinthya, do artista visual Marcone Moreira e do ativista de Direitos Humanos e agroecologista Emmanuel Wambergue. O bate-papo contará com a intervenção poética do jornalista Ademir Braz. 

Acampamento dos expropriados da barragem de Tucuruí (1984)
Acampamento dos expropriados da barragem de Tucuruí (1984) (Miguel Chikaoka)

ImageCon

Já no ImageCon, iniciativa nacional em formato on-line e gratuito que vai debater a hiperconectividade, Miguel Chikaoka será entrevistado em live da Conferência do Imaginário no próximo dia 23 de abril, das 21h às 21h50. Ele vai falar na condição de professor e formador de artistas visuais e fotógrafos por meio da Associação Fotoativa, sediada em Belém. Outra entrevistada na mesma live será a mestre em Educação Imagética, Ilana Bessler.

“Defendo a necessidade de pensar a inserção da fotografia no campo da educação, relacionando-a com diversas áreas do conhecimento. Os jovens estão produzindo imagens de forma espontânea, embalados pelo consumismo, mas a fotografia pode ser usada para impulsionar o ensino e a aprendizagem, despertando o pensamento crítico”, destaca.

O ImageCon acontece de sexta-feira, 16, a domingo, 18, com projeções nos prédios de São Paulo dos coletivos Barra Funda e Coletores e de obras selecionadas. O evento apresenta também a Conferência do Imaginário, que será digital entre os dias 23 e 25 de abril, com a participação de artistas e especialistas da imagem. 

As transmissões acontecem pelo site da imagecon.com.br. Inscrições gratuitas para a conferência acontecem por meio do Sympla.  

0
0
0
s2sdefault
registrado em:
Fim do conteúdo da página