Unifesspa doa 450 litros de álcool glicerinado para instituições filantrópicas

Publicado: Quinta, 14 de Janeiro de 2021, 08h19 | Última atualização em Quinta, 14 de Janeiro de 2021, 08h19 | Acessos: 934

Veículo: Correio de Carajás

Data: 12 de Janeiro de 2021

Link da Matéria: https://correiodecarajas.com.br/unifesspa-doa-450-litros-de-alcool-glicerinado-para-instituicoes-filantropicas/

Três instituições filantrópicas de Marabá foram contempladas com a doação generosa da universidade

alcool_glicerinado-750x375.jpg

Em mais uma ação de enfretamento à pandemia de Covid-19, que voltou a apresentar crescimento acelerado em número de casos e óbitos na região, a Universidade do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa) realizou, no fim do mês passado, a entrega de mais de 400 litros de álcool glicerinado 80%, produzidos nos laboratórios da Instituição.

Foram contempladas três instituições filantrópicas de Marabá: Lar Fabiano de Cristo (100 litros); Associação de moradores do bairro Coca-Cola (150 litros); e Lar São Vicente (200 litros). A produção do material foi realizada pelos professores Ruthinéia Alves e Vinicius Vescovi, da Faculdade de Minas e Meio Ambiente, vinculada ao Instituto de Geociências e Engenharias (IGE/Unifesspa).

Após os trâmites para a compra dos insumos, coordenados pela equipe da Pró-Reitoria de Administração (Proad), a manufatura foi realizada no Laboratório Didático de Engenharia Química II, situado na Unidade II do Campus Marabá. A fabricação seguiu a Nota Técnica da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) com orientações gerais para a produção de formulações antissépticas alcoólicas.

Todo o material produzido foi distribuído em 535 frascos de 500 mL e 44 galões de 5L. As entregas foram realizadas seguindo todos os protocolos sanitários e foram acompanhadas pelo servidor Elino Souza, da Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Estudantis (Proex), setor responsável pela articulação e coordenação das entregas. A ação contou, também, com o apoio logístico da Secretaria de Infraestrutura (Sinfra) da Unifesspa.

Audileide Silva, supervisora do Lar Fabiano de Cristo, fala do contento em receber o sanitizante produzido pela própria Unifesspa. “Em tempos de pandemia, iniciativas como essa são louváveis, principalmente quando contemplam instituições do terceiro setor que atendem famílias em vulnerabilidade social, reforçando o hábito do uso do álcool em gel para prevenção da Covid-19. Nós do Lar Fabiano agradecemos a Unifesspa por ter nos contemplado com essa doação que será muito útil para nossas famílias e Instituição, além de outras entidades do mesmo segmento”.

“A universidade presta mais um importante serviço à sociedade, ao proporcionar que entidades, como as associações de idosos, tenham acesso a um sanitizante capaz de auxiliar no combate à disseminação do novo coronavírus e também de outras doenças”, afirma a professora Ruthinéia Alves. Para a pesquisadora, a atuação da Unifesspa também “é relevante no sentido de mostrar à sociedade que é preciso seguir firme no combate à Covid-19, de maneira tal que possamos proteger, ainda mais, as pessoas em situação de vulnerabilidade e que se encontram no grupo de risco”.

prof_ruthineia_-750x1000.jpg

Características do álcool glicerinado

De acordo com a professora Ruthinéia, o álcool glicerinado possui o mesmo poder sanitizante que o álcool em gel: causar a morte de vírus envelopados, como o novo coronavírus e microrganismos em geral. A diferença entre ambos está na matéria-prima utilizada na composição do produto.

“O álcool em gel possui o polímero carbopol, cuja função é estabilizar a mistura e aumentar a viscosidade para diminuir a evaporação do álcool etílico, bem como torná-lo mais agradável, do ponto de vista sensorial, para os consumidores. No álcool glicerinado, a função do carbopol é cumprida pela glicerina adicionada à mistura”, explica.

Ainda segundo a pesquisadora, a escolha da glicerina como matéria-prima para produção do sanitizante ocorreu devido à falta carbopol no mercado, ocasionada pela alta demanda no mundo inteiro. Apesar de ser mais barata, a glicerina pode deixar o produto (álcool) mais “pegajoso”, o que fez com que os pesquisadores da Unifesspa utilizassem uma fórmula menos concentrada.

“Na mistura feita por nós, a adição da glicerina foi feita em baixa concentração, de forma a desempenhar a função de retardar a taxa de evaporação do álcool etílico e manter o poder sanitizante por mais tempo, porém em concentração baixa o suficiente para reduzir o sensorial “pegajoso” nas mãos, o que poderia desencorajar a pessoas a utilizar a mistura sanitizante confeccionada”, finaliza.

Pandemia em Marabá

Dados do último boletim epidemiológico, divulgado pela Prefeitura de Marabá, contabilizam 11.724 casos confirmados da Covid-19 na cidade, com 242 óbitos. A taxa de ocupação em leitos de UTI exclusivos para Covid-19 está próxima dos 90%, com apenas quatro vagas disponíveis de um total de 28 leitos que atendem à demanda de 23 cidades da região. Os dados foram atualizados às 19h do dia 06 de janeiro de 2021.

registrado em: