Unifesspa: Reitor vai em busca de recursos

Publicado: Quarta, 07 de Outubro de 2020, 10h57 | Última atualização em Quarta, 07 de Outubro de 2020, 10h57 | Acessos: 1099

Veículo: Correio de Carajás

Data: 07 de Outubro de 2020

Link da Matéria: https://correiodecarajas.com.br/unifesspa-reitor-vai-em-busca-de-recursos/

unifesspa-750x374.jpg

A partir da semana que vem, a agenda do recém nomeado reitor da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa), professor Francisco Ribeiro Costa, vai ficar mais intensa. Ele se reunirá com reitores da Universidade Federal do Pará (UFPA) e Universidade Federal do Oeste Paraense (UFOPA) para articular um encontro com a Bancada Paraense, com objetivo de conseguir mais recursos para as três universidades federais instaladas no Estado.

A articulação é necessária porque o Ministério da Educação (MEC) já anunciou que as universidades federais de todo o Brasil sofrerão cortes de R$ 1 bilhão. A informação sobre a mobilização dos reitores e deputados foi dada à Imprensa durante coletiva na tarde desta terça-feira (6), no hall do 4º andar da Unidade III da Unifesspa, em Marabá.

O reitor adiantou também que já existe audiência agendada com o titular da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Profissional e Tecnológica (Sectet), Carlos Edilson Almeida Maneschy, para discutir parcerias e financiamentos para que a Unifesspa não pare. “Já estamos trabalhando pra resolver esse problema”, resumiu.

No caso da Unifesspa, a perda de recurso vai ser na casa dos 17%, atingindo o orçamento de custeio, que paga o fornecimento de energia, serviços de limpeza, vigilância, funcionamento dos cursos de graduação, viagens de campo, pagamento de auxílios financeiros a estudantes, entre outros, segundo informou Manoel Almeida Aguiar, secretário de Planejamento e Desenvolvimento Institucional da Unifesspa.

Por outro lado, a nova vice-reitora, professora Lucélia Rabelo, que foi aluna e é servidora de carreira da instituição, observou que a missão da nova gestão é árdua porque o contexto atual é de sucateamento das instituições federais, por isso o momento é de mobilização geral, pois a universidade é fruto da construção de todos. (Chagas Filho)

registrado em: