Emancipa: pré-vestibular gratuito está com inscrições abertas

Publicado: Quarta, 19 de Fevereiro de 2020, 09h22 | Última atualização em Quarta, 19 de Fevereiro de 2020, 09h22 | Acessos: 3098

Veículo: Correio de Carajás

Data: 18 de fevereiro de 2020

Link da Matéria: https://correiodecarajas.com.br/emancipa-pre-vestibular-gratuito-esta-com-inscricoes-abertas/

Emancipa-capa-750x375.jpg

Contribuir com o processo de formação de estudantes de escola pública em Marabá. Este é o papel que o Emancipa, pré-vestibular oferecido há mais de oito anos pela Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa), se empenha em cumprir. Quem explica isso é o acadêmico de Letras (Português) Carlos Eduardo Páscoa Alves, um dos organizadores.

Diferente dos preparatórios convencionais, o Emancipa é gratuito e tem como protagonistas os próprios discentes. Para Carlos Eduardo, o mesmo serve de base para o aluno do ensino médio ingressar em uma instituição de ensino superior.

“Nós lecionamos, aqui, todas as disciplinas que compõem a grade curricular do Enem e Direitos Humanos, como forma de situar o estudante de escola pública na prova, um dos primeiros passos na conquista de uma vaga na universidade”, argumenta.

Caed.jpg

Ele explica, ainda, que a preferência de inscrição é para alunos que cursam a terceira série (último estágio) do ensino médio.

“A princípio, nossa prioridade é inscrever alunos de terceiro ano, porque são o nosso público-alvo. Mas depois nós abrimos exceções, quando há evasão, por exemplo”, expõe Carlos Eduardo.

Em conformidade com o universitário Kaique José Dias Oliveira, que faz Licenciatura em Matemática, as aulas são ministradas por professores voluntários, alunos da Unifesspa.

“Alunos da instituição (Unifesspa), bem como de outras, se voluntariam neste esforço, que é auxiliado pelos professores dos cursos. Eles nos ajudam na ministração dos conteúdos e na logística das turmas”, explica.

Três-jovenzinhos.jpg

GRADE CURRICULAR

A aluna Kayla Lorrane Nascimento Paiano cursa Licenciatura em Química na universidade, é uma das organizadoras do Emancipa e comenta sobre a grade curricular do pré-Enem.

“Nossa grade está em constante rotação. Nós temos a primeira semana, digamos que com Química, Física e Matemática, e na próxima já entram outros assuntos, como Redação”, esclarece.

Os interessados em receber aulas preparatórias para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) devem comparecer no Tapiri da Unidade I, do Campus de Marabá (Folha 31) até esta quinta-feira (20), das 8h às 12h e das 14h às 19h.

Serão oferecidas 200 vagas, distribuídas em três horários, com aulas aos sábados, das 8h às 12h e das 14h às 18h, e aos domingos, das 8h às 12h, até as vésperas da prova.

No ato de matrícula, o candidato precisa levar um documento oficial com foto e comprovante de que cursa a 3ª série ou concluiu o ensino médio em escola pública. Ter vontade de participar, avisam os organizadores, é essencial. (Vinícius Soares, com informações de Zeus Bandeira)

registrado em: