Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro

GTranslate

pten

Opções de acessibilidade

 
Início do conteúdo da página

Sisu: Unifesspa recebe mais de 4,3 mil inscrições no 1º dia e Direito é o mais concorrido

Publicado: Quinta, 23 de Janeiro de 2020, 16h49 | Última atualização em Quinta, 23 de Janeiro de 2020, 16h52 | Acessos: 239

Veículo: Correio de Carajás

Data: 22 de janeiro de 2020

Link da Matéria: https://correiodecarajas.com.br/sisu-unifesspa-recebe-mais-de-43-mil-inscricoes-no-1o-dia-e-direito-e-o-mais-concorrido/

WhatsApp-Image-2020-01-22-at-11.07.58-1140x570.jpeg

Em apenas 24 horas, 4.318 estudantes fizeram a inscrição para concorrer a vagas disponibilizadas pela Unifesspa (Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará). A concorrência é registrada através do Sisu (Sistema de Seleção Unificada), no qual os candidatos usam a nota obtida no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) para entrar no ensino superior. Os cursos mais concorridos até agora são Direito, Psicologia e Pedagogia (nesta ordem), sendo que 60% dos inscritos têm a Unifesspa como primeira opção.

A reportagem do Correio de Carajás solicitou à Assessoria de Comunicação da Unifesspa os primeiros números de inscrições. De acordo com a tabela, 46,5% dos candidatos solicitaram vagas por meio da Lei de Cotas, a qual garante o acesso de estudantes negros, com deficiência, de baixa renda ou que tenham cursado o ensino médio em escola pública.

Outro número expressivo de inscrições (36,7%), que constam no informativo da Unifesspa, diz respeito a Ações Afirmativas, que consiste no bônus dado pela universidade de 20% sobre a nota final do Enem aos alunos que tenham cursado pelo menos um ano do ensino médio nas escolas dos municípios que integram as regiões de influência das cidades onde a Unifesspa possui campus instalado.

Já o restante das inscrições, (16,8%) foram feitas por candidatos a Ampla Concorrência. Em números, o total de inscritos pela Lei de Cotas foi de 2.010; já para Ações Afirmativas, foram 1.584 e para Ampla Concorrência foram ao todo 724 candidatos.

VAGAS NA UNIFESSPA

Em 2020, a Unifesspa abriu, ao todo, 1.450 vagas, em 42 cursos de graduação. Candidatos de todo o país, em especial os da região sul e sudeste do Pará e estados vizinhos, como Tocantins e Maranhão, podem disputar as vagas.

Só no Campus sede, em Marabá, são ofertadas 970 vagas, distribuídas nos cursos de Química, Ciências Naturais, Física, Matemática, Pedagogia, História, Ciências sociais, Geografia, Direito, Agronomia, Ciências Econômicas, Saúde Coletiva, Ciências Biológicas, Psicologia, Engenharia Civil, Engenharia de Minas e Meio Ambiente, Engenharia Química, Engenharia de Materiais, Engenharia Mecânica, Engenharia Elétrica, Engenharia da Computação, Sistemas de Informação, Geologia, Artes Visuais, Letras Língua Portuguesa e Letras Língua Inglesa.

Também há vagas em outros quatro campi em municípios da região: Rondon do Pará, que disponibiliza 40 vagas em três cursos; São Félix do Xingu que oferta 40 vagas também para três cursos; para Santana do Araguaia são 70 vagas em três cursos e Xinguara com 140 vagas para quatro cursos. A lista completa pode ser conferida no Edital.

LENTIDÃO NO SITE

O período de inscrições no Sisu iniciou na última terça-feira (21) e os candidatos podem cadastrar as notas do Enem até 23:59 do próximo domingo (26). O prazo foi prorrogado, antes se encerraria na sexta (24), por causa de erros nas correções de provas do Enem. De acordo com o MEC, a falha afetou quase 6 mil candidatos e foi corrigida pouco antes da abertura das inscrições do Sisu.

O balanço do primeiro dia de inscrições foi divulgado pelo ministro da Educação, Abraham Weintraub, na manhã desta quarta-feira (22). Após a crise provocada pelo erro na correção de parte das provas, o primeiro dia de Sisu foi marcado por instabilidades no acesso ao site e muitos estudantes reclamaram da lentidão.

Segundo o Ministério da Educação (MEC), o sistema foi restabelecido e que o problema de lentidão é ocasionado pelo grande número de acessos simultâneos de usuários.

Só no primeiro dia foram 993.311 candidatos inscritos, concorrendo uma das 237 mil vagas em instituições públicas de ensino superior do Brasil oferecidas por meio do sistema. (Fabiane Barbosa com informações da Unifesspa e globo.com)

0
0
0
s2sdefault
registrado em:
Fim do conteúdo da página