Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro

GTranslate

pten

Opções de acessibilidade

 
Início do conteúdo da página

Multivozes: Unifesspa presente na 1ª Festa Literária de Marabá

Publicado: Segunda, 23 de Setembro de 2019, 15h15 | Última atualização em Segunda, 23 de Setembro de 2019, 15h17 | Acessos: 187

Veículo: Portal Canaã

Data: 23 de setembro de 2019

Link da Matéria: https://portalcanaa.com.br/site/para/maraba/multivozes-unifesspa-presente-na-1a-festa-literaria-de-maraba/

Começa neste sábado (21) a 1ª Festa Literária de Marabá, no Carajás Centro de Convenções. O evento vai até 29 de setembro e é uma das atividades da 23ª Feira Pan-Amazônica do Livro e das Multivozes que homenageia, nesta edição, os escritores Zélia Amador e Paes Loureiro.

Além de Marabá, a Festa Literária envolverá outros municípios da região como São João do Araguaia, Itupiranga, São Félix do Xingu, São Domingos do Araguaia e Rondon do Pará, numa programação com homenagem aos escritores, contação de história, oficinas, músicas, danças e outras atividades artístico-culturais.

“A temática da feira é Livro e Multivozes. Cada dia vai ter uma voz a ser referenciada: vozes do autor, LGBT, afro-brasileira, do imaginário, da mulher, dos indígenas e originários e vozes urbanas”, destacou a coordenadora da Biblioteca Municipal Orlando Lima Lobo Evilângela Lima.

A primeira atividade da Unifesspa na feira é uma homenagem. A professora Eliane Pereira Machado Soares foi indicada e escolhida, junto ao escritor Airton Sousa, por sua produção literária, acadêmica, mas também por seu trabalho no fomento e democratização ao livro e à leitura, parte do projeto de extensão que desenvolve há 5 anos na cidade em parceira com a Secretaria Municipal de Educação (Semed) de Marabá.

“O projeto de extensão não visa só a formação de leitores ou valorização da escrita literária, mas também as narrativas orais com lendas e contos da região nas escolas, para o conjunto familiar, com objetivo de desenvolver o sentimento de pertença para essa nossa região rica de história”, falou a professora da Unifesspa, Eliane Soares.

Frutos dessa atividade de extensão, serão realizadas contações de histórias pelas Trupes Paneiro de Histórias, formado por professores de salas de leitura da rede pública municipal, e Historiar-te, formada por voluntários que apresentarão lendas amazônicas.

Outra atividade, no Espaço Multivozes, será o lançamento do livro organizado “Educação das relações étnico-raciais e interdisciplinaridade: experiências de ensino, pesquisa e extensão do N’umbuntu” com uma mesa de debate sobre educação das relações étnico-raciais com os autores e outros pesquisadores da temática.

Feira UnifesspaAlém de atividades de leitura e escrita, haverá a Oficina de Imagem e Texto, por Janaira Gomes e Marcos Adriel; o Taumatrópio, Alexandre Valente, Delma Pompel e Natanael Marques; e a mesa Leitura feita por Mulheres no Pará, mediada pela professora da Unifesspa Francisca Cerqueira.

Também terá exibição de vídeos em curta metragem, produzidos no âmbito da pesquisa “História oral e narrativas amazônicas”, em convênio da Universidade do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa) com a Fundação Sociedade Comunicação Cultura e Trabalho (TVT), com o registro de experiências de vidas de personagens sociais amazônicos e a preocupação de compreender as práticas culturais em toda sua diversidade.

Parte da programação, o Núcleo de Acessibilidade e Inclusão Acadêmica (Naia/Unifesspa) participará na oficina “Brincando com a Libras” à crianças ouvintes, pela professora Carla Andreza Reuter e ainda na interpretação em Libras e o atendimento às pessoas com deficiência.

Por fim, a Unifesspa levará seus talentos vocais com o Coral Unifesspa, que sob a regência da servidora Ivonilce Brelaz, tem se apresentado em eventos na Universidade e eventos externos com repertório que valoriza a música regional e popular brasileira. E os estudantes da banda Raiorama, Carol e Rodrigues e Meury e Zakai.

Confira a programação completa da Feira do Livro – Festa Literária de Marabá, disponibilizada pela Secult/Marabá.

Serviço

1ª Festa Literária de Marabá – 23ª Feira Pan-Amazônica do Livro e das Multivozes

Data: 21 a 29 de setembro de 2019

Local: Carajás Centro de Convenções – Nova Marabá

0
0
0
s2sdefault
registrado em:
Fim do conteúdo da página