Filosofia terapêutica é tema do novo livro de professor da Unifesspa

Publicado: Sexta, 20 de Setembro de 2019, 08h41 | Última atualização em Sexta, 20 de Setembro de 2019, 08h41 | Acessos: 2026

Veículo: Correio de Carajás

Data: 19 de setembro de 2019

Link da Matéria: https://correiodecarajas.com.br/filosofia-terapeutica-e-tema-do-novo-livro-de-professor-da-unifesspa/

lançamento-livro-filosofia-696x464.jpg

O livro “A Filosofia Como Cura da Alma – A Formação Ética Como Terapia na Atividade Filosófica Antiga”, do professor José Davi Passos, será lançado nesta quinta-feira, dia 19, a partir das 19 horas, no Auditório da Unidade I da Unifesspa, localizada na Folha 31, Nova Marabá. Trata-se uma obra publicada pela editora Paco Editorial, que aborda a relação entre os saberes filosóficos na antiguidade e a cura interior do ser humano.

De acordo com o autor, naquela época, os filósofos já eram considerados verdadeiros curadores espirituais – ou “médicos de almas”, como dizia Sócrates – e que a ideia de “terapia da alma” estava intimamente ligada à tradição poética dos gregos, onde se misturavam a proposta de pacificação da alma às contradições, atribulações e tragédias ligadas ao sofrimento e à morte.

“O livro é fruto de uma pesquisa assumida pela própria universidade. Entrei no projeto como um pesquisador e o resultado foi a elaboração científica, e agora o lançamento da obra. Trata-se da questão terapêutica da filosofia no mundo antigo”, explicou o professor ao CORREIO.

No livro, o autor também mostra como a medicina hipocrática abraça, de forma metódica e sistemática, a ideia de buscar explicações racionais para os fenômenos naturais. Desse modo, os médicos antigos puderam construir métodos de diagnoses, procedimentos terapêuticos e prognósticos com base em princípios e bases racionais.

Sobre o autor

José Davi Passos é Doutor em Filosofia com foco na Grécia Antiga (incompleto), Mestre em Filosofia pela PUC/SP, além de ser graduado em Filosofia pelo Seminário Arquidiocesano de Pouso Alegre – Minas Gerais e pela FAI/SP.

O autor do livro “A Filosofia Como Cura da Alma” também atua como pesquisador e professor de filosofia na Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará. Publicou dois livros relacionados à Filosofia Grega, um sobre o Antigo Oriente e artigos e capítulos de livros.

Passos tem se dedicado a pesquisas e produção escrita como instrumento pedagógico, acreditando que uma obra, ainda que seja lida por um único leitor, já é capaz de atingir seu objetivo. (Karine Sued)

registrado em: