Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro

GTranslate

pten

Opções de acessibilidade

 
Início do conteúdo da página

Unifesspa: acadêmicos do Instituto de Estudos em Saúde e Biológicas passarão a usar espaços do Bloco Central a partir de Setembro

Publicado: Quarta, 28 de Agosto de 2019, 09h06 | Última atualização em Quarta, 28 de Agosto de 2019, 09h07 | Acessos: 330

Veículo: Hiroshi Bogéa

Data: 26 de agosto de 2019

Link da Matéria: https://www.hiroshibogea.com.br/unifesspa-academicos-do-instituto-de-estudos-em-saude-e-biologicas-passarao-a-usar-espacos-do-bloco-central-a-partir-de-setembro/

IMG 2912

A partir do próximo mês, a comunidade universitária da Unifesspa poderá utilizar os primeiros espaços liberados no Bloco Central, que está em fase de acabamento.

O prédio de cinco pavimentos, com mais de 13 mil m² de área construída, chama a atenção da comunidade universitária e da população do entorno pela dimensão e qualidade da obra arquitetônica.

O novo espaço vai ampliar e fortalecer a integração das ações de ensino, pesquisa e extensão desenvolvidas pela Unifesspa, fortalecendo a produção do conhecimento no sul e sudeste do Pará.

Os primeiros a desfrutarem de mais conforto e comodidade no novo prédio da Cidade Universitária, localizada na Unidade III do campus Marabá (Loteamento Cidade Jardim), serão os acadêmicos do Instituto de Estudos em Saúde e Biológicas (IESB).

No dia 2 de setembro, eles estarão utilizando as salas de aula e toda a estrutura disponível no 2º pavimento, que conta com sete salas de aulas, uma sala para uso administrativo e pedagógico, além de bebedouros, elevador e banheiros adaptados para pessoas com necessidades específicas (PNE).

Já no dia 16 de setembro será a vez do Instituto de Estudos em Desenvolvimento Agrário e Regional (Iedar) fazer a mudança para o Bloco Central, que compreenderá o 3º pavimento, contando com três salas de aulas, um laboratório, um miniauditório e seis gabinetes para professores.

No final do mês de setembro, a expectativa é que também passem a utilizar os novos espaços a Reitoria e demais setores administrativos vinculados.

Em seguida, alunos e servidores do Instituto de Ciências Exatas (ICE) ocuparão os novos espaços do 1° pavimento.

Este andar possui quatro salas de aulas, espaço administrativo que constará de sala de atendimento ao público, direção da faculdade, coordenadoria e secretaria acadêmica, coordenadoria administrativa, sala da direção e vice direção do instituto, além de sala de reunião.

IMG 2917

As datas para início do uso dos espaços foram definidas em reuniões articuladas pela Reitoria junto aos institutos, envolvendo os profissionais da Secretaria de Infraestrutura da Unifesspa, responsáveis pelo acompanhamento da obra.

Cerca de 60 pessoas estão trabalhando a todo vapor para que a partir do dia 2 de setembro, alunos e servidores já possam utilizar os espaços do novo prédio da universidade.

Segundo o coordenador de acompanhamento de Obras  da Unifesspa, o engenheiro civil Douglas Martins Sousa, o Bloco Central terá climatização diferente dos outros prédios da Unifesspa – utilizando o sistema VRF em que as máquinas que vão refrigerar todo o prédio ficam na cobertura.

Cada duas máquinas abastecem 14 centrais de ar – todas com os melhores níveis de eficiência energética.

Todos os ambientes estão climatizados e devidamente sinalizados, conforme preconiza a legislação.

A comunidade acadêmica também terá acesso à informação por meio dos serviços de internet que já estarão disponíveis.

Cada pavimento possui amplas salas de aulas com capacidade para 40 alunos/cada, além de banheiros coletivos e adaptados para pessoas com deficiência. Vigilantes vão se revezar para garantir a segurança patrimonial, mas a Unifesspa também está disponibilizando sete câmeras que compõem o sistema de segurança por vídeo monitoramento em todos os pavimentos

A Unifesspa também providenciou telhas termo acústicas com o intuito de minimizar o impacto do calor e proporcionar melhor conforto à comunidade acadêmica.“A Unifesspa está proporcionando todas as condições infraestruturais necessárias para que possamos alavancar nossos projetos acadêmicos, a produção científica e a formação de novos pesquisadores”, acrescentou o engenheiro.

De acordo com o dirigente máximo da Unifesspa, Maurílio de Abreu Monteiro, a iniciativa de utilização dos espaços, antes mesmo da solenidade de inauguração, busca dar mais agilidade no atendimento às demandas por mais espaço e melhores condições de trabalho nos institutos.

Acesso ao Bloco Central

O acesso dos alunos e servidores dos institutos ao novo prédio se dará pela entrada principal do Bloco Central, no qual foi construída uma calçada que faz interligação com a lateral do prédio Multiuso.

O Bloco Central possui escadas de acesso aos ambientes, além de rampas e elevadores para garantir a acessibilidade a todos.

A segurança dos alunos durante a conclusão da obra (acabamento) também está garantida através de uma segregação física que será feita por tapumes.

“A expectativa é muito grande para nossa mudança ao Bloco Central e poder acomodar bem todos os cursos. Estamos aguardando ansiosos”, disse o diretor do Iedar, Eduardo Lucas Peixoto.

Com área total de 13.603 m², o prédio conta com 64 salas, laboratórios de ensino e áreas de convivências para o funcionamento dos cursos de Agronomia, Ciências Econômicas, Saúde Coletiva, Ciências Biológicas, Psicologia, as Licenciaturas em Matemática, Física, Química e Ciências Naturais, cursos de Pós-Graduação em quatro áreas do conhecimento, abrigando também o Centro de Saúde do Servidor.

IMG 2905

0
0
0
s2sdefault
registrado em:
Fim do conteúdo da página