Forma Pará: Unifesspa assina convênio para oferta de cursos em Redenção e Mocajuba

Publicado: Segunda, 26 de Agosto de 2019, 09h21 | Última atualização em Segunda, 26 de Agosto de 2019, 09h21 | Acessos: 2089

Veículo: Correio dos Carajás

Data: 22 de agosto de 2019

Link da Matéria: https://correiodecarajas.com.br/forma-para-unifesspa-assina-convenio-para-oferta-de-cursos-em-redencao-e-mocajuba/

ConvenioFormaPará

A Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa), em parceria com a Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Educação Profissional e Tecnológica (Sectet), vai ofertar dois cursos em cidades paraenses onde não há campus instalado, levando ensino superior público, gratuito e de qualidade.

Como parte do programa “Forma Pará”, do Governo do Estado, a Unifesspa vai ofertar, já a partir do próximo mês, uma turma do curso de Engenharia Civil, em Redenção; e em janeiro de 2020, uma turma do curso de Direito, em Mocajuba. O convênio para a oferta das graduações foi assinado na manhã desta terça-feira (20), durante a solenidade de lançamento do programa, no Teatro Waldemar Henrique, em Belém.

Em seu discurso, o reitor da Unifesspa, Prof. Dr. Maurílio de Abreu Monteiro, destacou o papel da universidade pública na transformação de uma realidade local. “Nosso compromisso é oferecer ensino universitário, o que envolve ensino, pesquisa e extensão e que, portanto, fomentam a formação crítica de cidadãos. Onde a Unifesspa está, ela favorece a região entregando profissionais capacitados e cidadãos mais críticos que ajudam a transformar a realidade local, construindo uma sociedade mais justa e democrática”, ressaltou.

Monteiro falou também sobre a importância do convênio diante do atual cenário de crise para as universidades federais brasileiras. “Num momento em que enfrentamos problemas gravíssimos com o contingenciamento dos investimentos nas universidades, a sociedade paraense responde com uma parceria que expande a oferta de vagas. Estou muito feliz de participar desse momento”, disse.

O secretário Carlos Maneschy definiu os investimentos em educação como meio para alcançar o desenvolvimento não apenas econômico, mas também social e humano da população paraense. “O ‘Forma Pará’ vem diminuir o déficit da oferta de vagas no ensino superior no Estado. Sabemos que as desigualdades são imensas e históricas. Uma das que mais me incomodam é a assimetria na educação.Vamos oferecer pelos menos 4 mil novas vagas em quatro anos”, afirmou.

Os convênios firmados na primeira fase do programa Forma Pará envolvem a Unifesspa, Universidade Federal do Pará (UFPA) e Universidade do Estado do Pará (Uepa), alcançando 14 municípios. Na mesa de abertura estavam o secretário de Ciência e Tecnologia, Carlos Maneschy; o reitor da Unifesspa, Maurílio Monteiro, o reitor da Uepa, Rubens Cardoso; o reitor da UFPA, Emmanuel Tourinho;  e a prefeita de Mocajuba, Elieth de Fátima Braga, representando os demais prefeitos e autoridades municipais presentes.

Processo seletivo

O resultado do processo seletivo especial, realizado pela Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa (Fadesp) será divulgado na próxima quinta-feira (22). Pela Unifesspa estão sendo ofertadas 100 vagas, com turmas de 50 alunos, cada curso. Os cursos de graduação serão realizados de forma intensiva. Alguns deles terão as disciplinas ministradas no regime intervalar (ofertadas, prioritariamente, nos meses de janeiro, fevereiro e parte de março e também nos meses de julho e parte de agosto) e outras no regular (ofertadas, prioritariamente, nos meses de março a junho e de agosto a dezembro).

Mais informações sobre o processo seletivo estão no site da Fadesp – https://portalfadesp.org.br/

(Divulgação Unifesspa)

registrado em: