Unifesspa cobra da PMM demandas de transporte e urbanização

Publicado: Terça, 23 de Julho de 2019, 10h09 | Última atualização em Terça, 23 de Julho de 2019, 10h09 | Acessos: 1565

Veículo: Correio de carajás

Data: 23 de julho de 2019

Link da Matéria:https://correiodecarajas.com.br/unifesspa-cobra-da-pmm-demandas-de-transporte-e-urbanizacao/

demandas unifesspa

Na última sexta-feira (19), o reitor da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa), professor Maurílio de Abreu Monteiro, reuniu-se com o prefeito de Marabá, Sebastião Miranda Filho. Na pauta, a reiteração do pedido de maior frequência no transporte da rota universitária e questões urbanísticas da Universidade.

Na oportunidade, o reitor falou sobre o grave problema do transporte público urbano na cidade e, em especial, quanto à rota que atende à Unidade III, localizada no bairro Cidade Jardim. Monteiro destacou as dificuldades da Universidade em manter o transporte interunidades, principalmente no cenário de contingenciamentos que a Unifesspa vem passando.

Em ofício entregue ao prefeito, ressaltou que a demanda de transporte para a Unidade III é crescente e que o quadro está sob crítica situação, uma vez que não há qualquer possibilidade de expandir o transporte disponibilizado pela Unifesspa, que está operando acima do limite máximo.

Atualmente, 2.500 pessoas compõem a comunidade acadêmica da Unidade III. Dessas, em média, 800 utilizam diariamente o transporte coletivo em seu deslocamento. O documento revela ainda que há uma previsão de aumento de mais 500 pessoas utilizando o sistema até o final desse semestre.

Sob as demandas, o prefeito informou que está sendo providenciado, no âmbito da administração municipal, nova licitação para concessão do serviço de transporte coletivo e que as reivindicações apresentadas pela Unifesspa serão consideradas nesse processo. Tião Miranda assinalou ainda que a construção de três novos terminais de integração irá melhorar o fluxo do transporte na cidade.

Urbanização

Outro tema discutido entre as autoridades foi a necessidade de obras urbanísticas no entorno das Unidades da Unifesspa. O Secretário de Viação e Obras Públicas de Marabá, Fábio Cardoso Moreira, e o chefe da Divisão de Serviços de Engenharia e Manutenção da Unifesspa, engenheiro Dhonny Silva, também participaram da reunião.

Foi apresentada a necessidade de adequação urbanística e ampliação do ponto de ônibus localizado na VP8, que serve à comunidade universitária da Unidade I. O prefeito se comprometeu em atender a demanda, ficando definido que a Unifesspa vai apresentar, em até 15 dias, o projeto para execução dessa obra.

Já na Unidade II, a Unifesspa fez um conjunto de obras de acessibilidade que precisam estar interligadas com a calçada pública e com a parada de ônibus, de responsabilidade do município. Segundo Tião Miranda, a obra de ligação será entregue em até dois meses. O prefeito também assegurou que, no prazo de 60 dias, será construída a parada de ônibus na cidade universitária, onde funciona a Unidade III. (Ascom/Unifesspa)

registrado em: