Marabá ganha novo mestrado por meio da Unifesspa

Publicado: Segunda, 29 de Abril de 2019, 09h47 | Última atualização em Segunda, 29 de Abril de 2019, 09h47 | Acessos: 3743

Veículo: Correio de Carajás

Data: 26 de abril de 2019

Link da Publicação: https://correiodecarajas.com.br/maraba-ganha-novo-mestrado-por-meio-da-unifesspa/

Mestrado Acadêmico em Planejamento e Desenvolvimento Regional e Urbano na Amazônia está com inscrições abertas até 17 de maio

Novo mestrado da Unifesspa está com inscrições abertas até dia 17 de maio próximo

Universidade Federal do Sul eSudeste do Pará (Unifesspa) publicou o edital de seleção para a primeira turmado programa de Mestrado Acadêmico em Planejamento e Desenvolvimento Regional eUrbano na Amazônia (PPGPAM). As inscrições já estão abertas e vão até o dia 17de maio. Para se inscrever, o candidato deverá acessar a plataforma SIGAA,preencher os dados e anexar a documentação exigida.

Vinculado ao Instituto de Estudosem Desenvolvimento Agrário e Regional (IEDAR) da Unifesspa, o programa éestruturado em duas linhas de pesquisa e vai ofertar, nessa primeira seleção,10 vagas. São habilitados à inscrição os portadores de títulos de graduação nasgrandes áreas, conforme definido pela Capes.

A seleção dos candidatos seráefetuada em 3 fases: avaliação do projeto de pesquisa (eliminatório eclassificatório); entrevista e prova escrita (eliminatório e classificatório);e prova de Língua Inglesa e avaliação do Curriculum Vitae (classificatório). Asaulas serão ministradas na modalidade presencial, nos turnos matutino evespertino, conforme calendário previsto pela Pró-Reitoria de Pesquisa,Pós-graduação e Inovação Tecnológica (Propit), para o ano de 2019.

Sobre o programa

O planejamento e desenvolvimento naAmazônia implica lidar com as complexidades urbanas e regionais que compõem omosaico territorial, social, econômico e ambiental dessa região. Nessecontexto, a proposta do mestrado acadêmico visa lidar com a problemáticaregional e urbana da Amazônia Oriental, tendo em vista o estágio atual detransformações decorrentes da expansão da fronteira agromineral e dos processosextrativos-industriais, responsáveis pelas pressões sobre os recursos naturaise humanos da região Norte, bem como do crescimento das atividades econômicas eintensificação do processo de urbanização, requerendo maior atenção à gestão,ao planejamento e ao desenvolvimento do regional.

O programa objetiva ainda oferecerformação de excelência e recursos humanos voltados à produção de conhecimentossobre as dinâmicas socioeconômicas, populacionais e territoriais como elementosfundamentais para a compreensão do planejamento e desenvolvimento regional eurbano, particularmente com relação à temática dos impactos das dinâmicasterritoriais na Amazônia. Mais informações podem ser obtidas em:https://ppgpam.unifesspa.edu.br

Linhas de pesquisa

O PPGMAM possui duas linhas depesquisa: Economia, Desenvolvimento e Dinâmicas Regionais, que busca realizarpesquisas sobre a dinâmica regional na Amazônia, considerando as estruturasprodutivas e os seus impactos para a economia; e Espaço, Território e Urbanização,que objetiva realizar estudos sobre os processos histórico-geográficos eeconômico-sociais que levaram à urbanização do território amazônico.

Corpo docente

O Programa de Pós-Graduação em Planejamento e Desenvolvimento Regional e Urbano na Amazônia é coordenado pelo professor Rafael Gumiero. Integram o corpo docente permanente os professores: Ana Claúdia Duarte Cardoso, Danilo Araújo Fernandes, Giliad de Souza Silva, Harley Silva, José Otávio Magno Pires, José Julio Ferreira Lima e Maurílio de Abreu Monteiro, Rafael Gonçalves Gumiero e Sergio Moreno Redon. O corpo docente colaborador é formado pelos professores Humberto Miranda do Nascimento e Ricardo Bruno Nascimento dos Santos. (fonte: Unifesspa)

registrado em: