Unifesspa de Xinguara inaugura usina de geração de energia solar nesta segunda, 01/04

Publicado: Sexta, 29 de Março de 2019, 11h18 | Última atualização em Sexta, 29 de Março de 2019, 11h19 | Acessos: 2293

Veículo: Portal Canaã

Data: 28 de março de 2019

Link da Matéria: https://portalcanaa.com.br/site/para/xinguara/unifesspa-de-xinguara-inaugura-usina-de-geracao-de-energia-solar-nesta-segunda-01-04/

Uma universidade atenta ao desenvolvimento sustentável. É com essa premissa que a Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa) entrega na próxima segunda-feira (1), a usina de geração de energia com painéis solares (fotovoltaicos) do campus universitário de Xinguara.

Será a segunda usina a ser entregue de um total de cinco. Além de Xinguara, Rondon do Pará, com uma usina, e Marabá, com outras três, produzirão a energia fotovoltaica a partir do conjunto de placas de instaladas em seus prédios.

Com a presença de deputados, autoridades locais e integrantes da gestão da Unifesspa, a cerimônia de inauguração terá início às 10h e será realizada na sede do Campus da Unifesspa em Xinguara, localizada na Rua Alberto Santos Dumont, s/n, Jardim Universitário.

Resultado de uma articulação da Administração Superior da Unifesspa com parlamentares da bancada paraense no Congresso Nacional, os recursos para aquisição das usinas são provenientes de emendas parlamentares, contando com indicações do senador Paulo Rocha para as ações em Marabá e do então deputado federal Zé Geraldo para as ações nos municípios de Xinguara e Rondon do Pará.

Além de promover a geração de energia menos poluente e de menor impacto ambiental, o projeto possibilitará economia nos gastos com eletricidade, estabelecendo mais eficiência na utilização dos recursos públicos destinados à universidade. Estima-se que quando as usinas estiverem em pleno funcionamento, a Unifesspa que hoje consome 170 mil Kwh/mês poderá reduzir seu consumo em 45 mil Kwh/mês.

O quê: Inauguração da Usina de geração de energia solar fotovoltaica

Quando: Dia 01/04

Horário: 10h