Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro

GTranslate

pten

Opções de acessibilidade

 
Início do conteúdo da página

Unifesspa é convidada a integrar polo educacional em Canaã dos Carajás

Publicado: Sexta, 29 de Março de 2019, 11h09 | Última atualização em Sexta, 29 de Março de 2019, 11h10 | Acessos: 912

Veículo: Portal Canaã

Data: 28 de março de 2019

Link da Matéria: https://portalcanaa.com.br/site/canaa-dos-carajas/unifesspa-e-convidada-a-integrar-polo-educacional-em-canaa-dos-carajas/

45

Representante do Município de Canaã dos Carajás, distante de Marabá cerca de 187 km, solicitou à Unifesspa apoio para agilizar a implementação de polo educacional no município. As tratativas em torno da demanda ocorreram em reunião realizada no Gabinete da Reitoria, na manhã desta quarta-feira (27). Nela o reitor da Unifesspa Maurílio Monteiro, juntamente com membros da administração superior, discutiram com a coordenadora do Polo Educacional de Ensino Superior da prefeitura municipal de Canaã dos Carajás, Leuzilda Rodrigues, as possibilidades de a Unifesspa implementar, em curto prazo, ações de ensino pesquisa e extensão naquele Município.

Segundo a representante municipal “a prefeitura de Canaã dos Carajás está implementando polo universitário no município e, para tanto, já manteve contato com mais de uma dezena de instituições de ensino superior. Durante este trabalho de prospecção ficou evidenciado que a Unifesspa é instituição estratégica para esta empreitada, uma vez que atua, simultaneamente, como ofertante de ensino e geradora de conhecimentos, promovendo melhoria de vida no sul e sudeste do Pará, possuindo Know-how e expertise comprovadas quanto à educação superior e no âmbito da pesquisa e da extensão, possuindo, sobretudo, compromisso e um olhar sensível quanto às especificidades da região. ”

Polo Canaa 0073

“No ano passado, centenas de pessoas saíram de Canaã dos Carajás para estudar fora, e que há necessidade de oferta de ensino superior presencial para que nossos jovens possam ter formação de qualidade sem precisar se ausentar do Município. Nossa proposta é investir em ensino superior de qualidade” disse a coordenadora do Polo Educacional de Ensino Superior de Canaã dos Carajás, Leuzilda Rodrigues.

 

Para o reitor da Unifesspa – “a ampliação regional da oferta de ensino superior de qualidade é importantíssima, uma necessidade premente, mas ela não deve se dar sem a articulação e a associação com a pesquisa, extensão e a transferência tecnológica, neste contexto, há possibilidade concreta de se estabelecer parcerias estratégicas com o município de Canaã dos Carajás”.

Na reunião foi apresentada a demanda pela oferta imediata dos cursos de licenciatura em Letras com habilitação em inglês e do de bacharelado em agronomia. Segundo Rodrigues “a demanda inicial por essa licenciatura decorre de levantamentos prévios realizados na municipalidade, e a escolha pelo bacharelado em agronomia vincula-se ao fato de se tratar de formação capaz de dialogar com um importante arranjo produtivo no Município”. Adicionalmente, argumentou que “estas são as demandas mais prementes, mas que a proposta da Prefeitura é organizar um Polo abrangendo outras áreas do conhecimento envolvendo ensino, pesquisa, extensão e transferência de tecnologia, além de cursos de especialização lato e stricto sensu”, destacou a coordenadora.

Polo Educacional

O reitor da Unifesspa Prof. Dr. Maurílio Monteiro se comprometeu a dar celeridade na tramitação dos pedidos nas instâncias decisórias da Universidade e manifestou sua convicção que será possível estabelecer parcerias estratégicas com a Prefeitura Municipal de Canaã dos Carajás.

Da reunião participaram o Pró-reitor de Ensino de Graduação – Elias Fagury; a Pró-reitora de Administração – Marcele Menezes; o Pró-reitor de Desenvolvimento e Gestão de Pessoas – Marcel Miranda; o Secretário de Infraestrutura – Lucas França; o Diretor de Pós-Graduação – Erinaldo Vicente Cavalcanti; o Diretor de Ação Intercultural – Evaldo Gomes Júnior; Chefe de Divisão da Diretoria de Compras, Contratos e Convênios – Rayson Wilber Almeida Vieira e o Reitor da Unifesspa – Maurílio de Abreu Monteiro.

0
0
0
s2sdefault
registrado em:
Fim do conteúdo da página