Unifesspa forma primeira turma de Artes Visuais

Publicado: Quinta, 28 de Março de 2019, 09h46 | Última atualização em Quinta, 28 de Março de 2019, 15h35 | Acessos: 2838

Veículo: Correio de Carajás

Data: 23 de março de 2019

Link da Matéria: https://correiodecarajas.com.br/unifesspa-forma-primeira-turma-de-artes-visuais/

13

Alegria, emoção e sensação de missão cumprida marcaram a todas as pessoas presentes no auditório da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa) esta semana. Trata-se da colação de grau da primeira turma de Artes Visuais, que contou com a presença do reitor Maurílio Monteiro, professores, familiares e amigos dos concluintes na Unidade I do Campus de Marabá.

Na oportunidade, a nova diretora do curso de Artes Visuais, Cintia Marques, comemorou a conclusão dos seis alunos. Para ela, os formandos podem contribuir significantemente para a cidade, levando em conta que a região já possui uma extensa expressividade no campo das artes.

“O sentimento é de comemoração e de celebração pela linda trajetória desses estudantes. Esses alunos que estão se formando hoje, assim como os das próximas turmas, também irão contribuir para a região, no sentido de fomentar cada vez mais a qualificação dos profissionais, dos arte-educadores, tanto em sala de aula quanto nos espaços culturais da cidade”, afirmou.

12

O professor Alexandre Silva, popularmente conhecido como Alixa, também esteve presente na formatura. Vale ressaltar que partiu do próprio professor o projeto para a criação do curso.

De acordo com ele, a turma foi um tipo de teste que deu certo. “Foi uma turma experimental que não deixa a desejar ao que a gente precisava ensinar para eles ou o que eles precisavam experimentar conosco. É válido lembrar que o curso foi avaliado com nota 5 pelo MEC e isso deu uma sensação de que estamos no caminho certo”, comemorou.

14

A turma possui nomes reconhecidos no mundo da arte, como o cartunista e chargista, Rildo Brasil, considerado um dos mestres do nanquim na Amazônia, técnica asiática artística de desenho que o tornou conhecido nacionalmente. Ao CORREIO, o artista afirmou que a conclusão do curso é uma realização pessoal e de um grande sonho.

“Eu achava que iria morrer sem me formar. De repente me vejo em uma universidade que eu nunca pensei estar e cursando o curso dos meus sonhos, que é artes. Hoje posso dizer que sou um professor formado, licenciado em Artes Visuais. Fico mais feliz ainda por estar na primeira turma da Unifesspa e por isso a felicidade é ainda maior”, festejou.

Recém-formado, Rildo já possui um contrato como professor no município e já pretende ampliar horizontes e desempenhar outras funções. Segundo ele, o plano é seguir com a arte e continuar atuando com o que escolheu para a vida.

15

Os concluintes de artes visuais, além de Rildo, são: Marcilia Feitosa Oliveira, Patrícia Lima Padilha Matos, Paula Rejane Santos Corrêa, Philipe Wandrel Monteiro Farias e Yane Kássia Costa Mourão. Dois alunos de Letras (Inglês) também foram diplomados no mesmo ato. (Karine Sued)

registrado em: