Tecnologia e sustentabilidade foram os focos da Semana Acadêmica da Unifesspa

Publicado: Terça, 27 de Novembro de 2018, 17h36 | Última atualização em Terça, 27 de Novembro de 2018, 17h36 | Acessos: 2990

unifesspa 1 okAlunos assistem a palestra na II Semana Acadêmica de Engenharia Elétrica, Computação e Sistemas de Informação/ Fotos: Evangelista Rocha

Professores da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa), palestrantes e alunos do Campus II e de outras universidades se reuniram na II Semana Acadêmica de Engenharia Elétrica, Computação e Sistemas de Informação da Faculdade da Computação e Engenharia Elétrica (FACEEL), para debaterem o tema “Sustentabilidade, empreendedorismo e inovação tecnológica: fatores essenciais para o crescimento regional”.

unifesspa 2 ok 630x420Palestrantes da II Semana Acadêmica de Engenharia Elétrica, Computação e Sistemas de Informação

O evento aconteceu de 19 a 23 de novembro e contou com minicursos, palestras e apresentações de trabalhos no Campus II, localizado na Folha 18, Núcleo Nova Marabá. A discente do curso de Engenharia Elétrica, da turma de 2017, Adriely Cristina Silva de Araújo, faz parte da organização do evento e falou sobre a importância de debater o tema. “É importante porque a gente tem sempre que alinhar a tecnologia com a sustentabilidade. É como se fosse um dever de quem está criando essas tecnologias, está sempre nesse meio”.

Adriely que veio de Imperatriz, no Maranhão, para estudar em Marabá fala ainda das dificuldades para realizar a semana acadêmica. “A gente precisa de mais apoio das empresas em geral porque muitas empresas patrocinaram a gente, mas um evento como a semana acadêmica de três cursos demanda um custo alto”.

A II Semana Acadêmica também focou debater o mercado de trabalho para os profissionais recém-formados. Segundo o professor doutor José Carlos da Silva, um dos organizadores do evento, as chamadas empresas júnior auxiliam os discentes na prática aproximando-os da comunidade. “Os nossos alunos são muito enriquecidos com a parte prática, as empresas júnior colaboram com isso, e essa parte prática é passada pelas empresas júnior, daí eles têm essa segurança para o mercado de trabalho”.

unifesspa 4 630x420

Programação da II Semana Acadêmica de Engenharia Elétrica, Computação e Sistemas de Informação

O professor do curso de Engenharia Elétrica e também organizador do evento, Diorge de Souza Lima, fala sobre o impacto do curso de Sistemas de Informação, o mais antigo da FACEEL. “Com esses 15 anos já foram formados mais de 280 profissionais, especificamente da área de Sistemas de Informação”.

Segundo ele, isso reflete positivamente nas indústrias da região que têm disponível mão-de-obra qualificada, não havendo a necessidade de trazer de outros estados, por exemplo. (Adriana Oliveira)

Redação -
27 de novembro de 2018

Link:https://correiodecarajas.com.br/tecnologia-e-sustentabilidade-foram-os-focos-de-semana-academica-da-unifesspa/