Alunos Jacundaenses são campeões em Mostra Científica do Sul e Sudeste do Pará

Publicado: Terça, 27 de Novembro de 2018, 17h08 | Última atualização em Segunda, 03 de Dezembro de 2018, 15h28 | Acessos: 3995

ALUNOSJACUNDAENSESSAOCAMPEOESEMMOSTRACIENTIFICADOSULESUDESTEDOPARA24112018 1

Nos dias 22 e 23 de Novembro de 2018 aconteceu em Marabá-PA a I MOCISSPA – Mostra Científica da Região Sul e Sudeste do Pará, organizado pela UNIFESSPA – Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, através do coordenador Dr. Ronaldo Ripardo e alunos do Programa de Pós-Graduação em Ciências, Educação e Matemática - PPGCEM.

O evento aconteceu no Carajás Centro Convenções em Marabá - Leonildo Borges Rocha.

O município de Jacundá levou para I MOCISSPA nove projetos, todos supervisionados pelo professor e Coordenador de Matemática da SEMED-Jacundá Auristélio Silva Ribeiro, que junto à Secretária Municipal de Educação Professora Leila Clara Gonçalves Barbosa, esteve à frente da organização dos alunos jacundaenses que participaram da I MOCISSPA.

Durante alguns meses, alunos, professores orientadores, gestores e pais de alunos, dedicaram-se em construir projetos de acordo com as modalidades da MOCISSPA.

A Mostra científica realizada em Marabá é um projeto do PPGECM/UNIFESSPA que tem como objetivo estimular práticas investigativas em todas as áreas do conhecimento na educação básica, ensino técnico-profissionalizante e no ensino de graduação, visando à contribuição significativa do desenvolvimento científico e tecnológico e inovação da região sul e sudeste do Pará, bem como o uso do conhecimento científico como mecanismo de empoderamento e transformação social.

A cerimônia de abertura foi marcada pelo organizador do evento e secretários municipais de educação que estiveram prestigiando seus alunos, com presença da imprensa local e de intérprete de libras.

Jacundá marcou presença no evento não apenas com os alunos inscritos, mas com amigos e familiares dos alunos, além de alunos que foram em caravana para torcer por seus colegas.

O município foi destaque em diversas premiações da I MOCISSPA.

Acompanhe as premiações:

Honra ao Mérito:

Projeto: Decodificador matemático.

Professora Responsável: Maria de Lourdes de Jesus Macena

Alunos: Étury Andrade Rodrigues e Dhiovanna da Silva Ribeiro.

Projeto: Carregador portátil solar

Escola Teotônio Apinagés

Professora Responsável: Maria Regilane ferreira da Costa Compasso

Alunos: Gustavo Cardoso de Sousa e Jocione Conceição dos Santos

Categoria: Ciências Exatas e Naturais

Projeto Cerca Viva: uma proposta para amenizar o calor nas salas de aulas da Escola Boa Ventura do Município de Jacundá

Escola Boa Ventura

Professor Responsável: Romário Aguiar Correia

Alunos: Nara Aragão Coelho e Samuel Sousa Silva

Categoria: Ciências Sociais e Humanas

Medalha de Bronze:

Projeto: Construção de um protótipo áudio bucal

Escola Maria da Gloria Rodrigues Paixão - Ensino Médio

Professora Responsável: Bárbara Meira Clacino

Alunos: Kaian Lucas Ramos Gomes e Gleiton de Souza Silva

Medalhas de Prata:

Projeto: Leitura e Matemática andam de mãos dadas.

Escola Coronel João Pinheiro

Professora Responsável: Maria Aparecida de Souza Mendes.

Alunos: Kauilly Gonçalves Silva e Dara Noemi Moreira Negreiros

Categoria: Linguagens e Artes

Projeto: Produção Sustentável de Fertilizantes e Defensivos agrícolas.

Escola Paraíso da Infância (campo)

Professor Responsável: Ednomar Robson Damasceno Prates

Alunos: Michele Costa Oliveira e Thaiane Silva dos Reis

Categoria: Ciências Naturais e Sociais

Medalhas de Ouro:

Projeto: Cores do Açaí

Escola Maria da Glória R. Paixão - Ensino Fundamental

Professora Responsável: Elsamar Silva dos Santos

Alunos: Eilany Almeida da Silva e Thaiz Conceição da Silva

Categoria: Linguagens e Artes

Projeto: Tecnologia assistiva no auxilio da qualidade de vida: acesso ao computador sem uso das mãos.

Professora Responsável: Maria Edina de Oliveira Silva

Alunos: Fabrício de Araujo Borges e Jaqueline Sousa Santa Brígida.

Categoria: Engenharia Civil e Agrária

Vale ressaltar, que o município de Jacundá ficou em primeiro lugar geral da I MOCISSPA com a maior nota: “9,6 para o projeto: Tecnologia assistiva no auxilio da qualidade de vida: acesso ao computador sem uso das mãos.”

Através dessa conquista, o município ganhou para os alunos participantes, bolsas de estudo e participação confirmada para representar o estado em outras feiras de ciências.

Jacundá, 24 de Novembro de 2018

Link:http://www.semedjacunda.com.br/?pg=ALUNOSJACUNDAENSESSAOCAMPEOESEMMOSTRACIENTIFICADOSULESUDESTEDOPARA

registrado em: