Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro

GTranslate

pten

Opções de acessibilidade

 
Início do conteúdo da página

Unifesspa vai promover curso sobre gênero e diversidade sexual

Publicado: Quarta, 22 de Agosto de 2018, 16h23 | Última atualização em Quarta, 22 de Agosto de 2018, 16h34 | Acessos: 147

Unifesspa vai promover curso sobre gênero

e diversidade sexual

61
0 
Compartilhar

Neste segundo semestre de 2018, o Programa de Pós-graduação em Dinâmicas Territoriais e Sociedade na Amazônia (PDTSA), em parceria com o Núcleo de Ações Afirmativas, Diversidade e Equidade (Nuade) da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa) propõem uma versão expandida da disciplina de “Amazônia: Imaginários, Discursos e Colonialidade” – ministrando o curso sobre gênero e diversidade sexual.

 
 

O curso terá certificação com carga horária de 45h e será ministrado no Auditório do ICH, localizado na Unidade I, Campus de Marabá, de 05 a 17 de setembro pelos professores Dr. Jerônimo da Silva e Silva; Drª Idelma Santiago da Silva; Dr. Agenor Sarraf Pacheco e Dr. Reginaldo Cerqueira.

 

A partir dos temas que compõem o ementário da disciplina, o curso terá como objetivo discutir de forma crítica e interdisciplinar os estudos de gênero e diversidade sexual.

O curso objetiva ainda apresentar os conceitos de gênero, família, filiação, reprodução e sexualidade; analisar desdobramentos de estudos históricos e antropológicos sobre relações de gênero nas sociedades: feminilidades, masculinidades em diferentes contextos culturais; compreender a intersecção de gênero, raça e cultura em abordagens decoloniais; discutir as relações entre violência, dignidade humana e direito na sociedade brasileira; além de problematizar modos de regulamentação e resistências na produção de corpos em contexto escolar e visibilizar o diálogo entre arte, gênero e sexualidade.

 

As abordagens dessas experiências no recorte amazônico serão analisadas à luz de outros contextos históricos e geográficos, valorizando a interculturalidade e desnudando o exercício de estudos comparados.

O curso sobre gênero e diversidade sexual é destinado aos acadêmicos, docentes e técnicos, professores da rede pública, representantes de setores da sociedade, movimentos sociais, além do público em geral.

A Unifesspa almejando cumprir seu papel como instituição comprometida com o amadurecimento das práticas democráticas, considera de extrema importância que as instituições de ensino superior não se esquivem de exercer um canal de interlocução para ampliar o debate sobre gênero e diversidade sexual, pois ainda que haja tantas divergências em torno de costumes e valorações na lida cotidiana, há de se reconhecer que a referida temática jamais poderá ser descolada das práticas educacionais.

 

“Por se tratar de um curso de extensão, as vagas alcançarão todos os setores da sociedade”, disse o coordenador Jerônimo da Silva e Silva.

Serviço:

Curso sobre Gênero e Diversidade Sexual

Período de inscrição: 15 a 29 de agosto de 2018
Período do duração: 05 a 17 de setembrode 2018
Horário: 14h às 18h
Local: Auditório do ICH, Unidade I – Campus de Marabá
Inscrições pelo SigEventos: https://sigeventos.unifesspa.edu.br/eventos/public/evento/GDS2018
Certificado de 45h

(Divulgação Unifesspa)

https://correiodecarajas.com.br/cidades/unifesspa-vai-promover-curso-sobre-genero-e-diversidade-sexual/ 

0
0
0
s2sdefault
registrado em:
Fim do conteúdo da página