Feira de Profissões: Unifesspa, Uepa e IFPA se unem na promoção de cursos

Publicado: Terça, 14 de Agosto de 2018, 17h52 | Última atualização em Terça, 14 de Agosto de 2018, 17h52 | Acessos: 3817

shopping ok

Estudantes de Marabá vão poder conhecer nos próximos dias 25 e 26 de agosto mais de 50 cursos, entre técnicos, tecnológicos, superiores (bacharelado e licenciatura) e pós-graduações (Lato e Stricto Sensu) ofertados na cidade. O contato dos alunos com as formações será possível durante a segunda edição da Feira das Profissões, organizada pela Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, em parceria com a Universidade do Estado do Pará e também com o Instituto Federal do Pará. O evento acontecerá mais uma vez no Shopping Pátio Marabá, das 10h às 22h, no sábado (25) e das 14h às 20h, no domingo (26).

Segundo a profa. Dra. da Unifesspa, Andréa Novais, uma das coordenadoras do evento, a ideia é alcançar um público ainda maior com a parceria dos outras instituições públicas de ensino. “O evento no ano passado deu tão certo, teve muitos participantes, em torno de sete mil. A Uepa já fazia isso no campus dela e o IFPA, acho que ainda não tinha promovido nada parecido”, observou.

Ela explicou que já existia uma parceria acadêmica entre as duas universidades públicas, o que facilitou a integração no evento. “Esse evento é para proporcionar aos cidadãos de Marabá o que as instituições da cidade têm a oferecer”, acrescentou.

A feira vai acontecer no Espaço de Eventos do 2º piso do Shopping Pátio Marabá, em frente à loja Riachuelo, se estendendo pelo corredor em frente à loja da Polishop. A área ocupada será de cerca de 1.000 m2, cedida gratuitamente pelo Shopping. “A gente espera que dobre esse número de visitantes e que tenha o mesmo sucesso do ano passado. O shopping entrou com esse espaço de forma gentil, sem cobrar nenhum valor”, confirmou. Quem visitar o evento vai poder conversar com acadêmicos e professores sobre os cursos, tirar dúvidas e ainda terá a oportunidade de realizar teste vocacional.

Novais esclareceu que dentro da universidade existe o tripé formado pelo ensino, pesquisa e pela extensão, que um parâmetro muito seguido pelo corpo docente. “A extensão é o mais difícil, porque você tem que envolver o entorno e é fora do espaço da universidade, é fora da zona de conforto. O evento está respeitando essa terceira parte do tripé, então a gente sente que está fazendo o que deveria ser feito. Nós trabalhamos dentro de uma instituição não pode ser uma ilha”, completa.

“Neste evento, a gente está nada mais do que fazendo uma prestação de contas, dizendo que a gente é importante não só porque temos uma pesquisa forte, um ensino diferenciado de segundo grau, mas também porque a gente tem uma extensão em que conseguimos mostrar o que a universidade está fazendo”, destacou.

Durante a feira, os visitantes vão ter acesso a informações mais detalhadas sobre os diversos cursos, como grade curricular, área de abrangência, inserção no mercado de trabalho, os ajudando na escolha do curso.

“A gente também tem outro viés que é mostrar como o estudante pode se manter dentro da instituição. Então todas as politicas de permanência de estudante a gente vai mostrar”. A primeira edição da Feira ocorreu em 2017 e foi promovida pela Unifesspa. (Nathália Viegas)

Serviço:
II Feira das Profissões – Unifesspa, UEPA e IFPA