Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate

pten

Opções de acessibilidade

Início do conteúdo da página

Unifesspa debate cenário econômico

Publicado: Quarta, 31 de Mai de 2017, 09h14 | Última atualização em Quinta, 01 de Junho de 2017, 10h25 | Acessos: 2704
                                                                                                                                 
27/05/2017 - 08:05

Com o intuito principal de debater o atual cenário econômico do país, a Unifesspa (Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará) promoveu esta semana uma rodada de conversas com especialista da UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul), professor Fernando Ferrari Filho. De quarta (24) até esta sexta-feira (26), os alunos do curso de Ciências Econômicas participaram de palestras, grupo de trabalho e minicurso na unidade três da universidade, localizado no Bairro Cidade Jardim, em Marabá.

“A ideia é apresentar uma discussão econômica em três instâncias, uma teórica, uma de aplicabilidade para a economia brasileira e uma mais pragmática, no sentido de tentar estruturar o departamento de economia. Pensando futuramente em um projeto de pesquisa relacionado a um mestrado acadêmico”, afirma o professor e doutor Ferrari Filho.

Nesta sexta-feira (26) ele discutiu com reitor, pró-reitores e dirigentes do departamento de economia da universidade a articulação de um projeto de pesquisa e as etapas para pensar a construção de um curso que “transcenda a graduação”, pensando também a pós-graduação. “Eu vou tentar passar a minha experiência na UFRGS na condição de chefe de departamento, coordenador de pós-graduação e diretor de uma unidade de economia da mesma instituição, para que a gente possa pensar como a Unifesspa pode, a médio e longo prazo, incorporar um curso de mestrado ou um projeto de pesquisa mais abrangente”.

O professor também discutiu, durante o evento, a atual conjuntura econômica nacional. “A ideia básica que eu tentei passar é que temos vários problemas de natureza econômica e política que acabam inviabilizando um processo de retomada do crescimento, pelo menos no curto prazo”, observou. Segundo ele, se em algum momento o Brasil sair dessa atual situação, isso vai ocorrer apenas no fim de 2018 ou início de 2019.

Além disso, Ferrari disse que enquanto perdurarem políticas monetárias restritivas, políticas fiscais engessadas e políticas cambiais equivocadas, somadas a crise política institucional, a probabilidade de retomada de crescimento da economia, em curto prazo, é baixa. 

Programação

Na última terça-feira (24) foi debatido com os estudantes o tema ‘Rumos da Economia Brasileira’, com apresentação do atual cenário macroeconômico brasileiro. Na quinta-feira (25) foi a vez da palestra ‘Atualidade da Teoria Geral do Emprego Juros e Moeda de John Maynard Keynes’. No mesmo dia também foi apresentado o livro “Keynes: ensaios sobre os 80 anos da Teoria Geral”, organizado pelo professor Ferrari, em parceria com o professor Fábio Terra e realizado pelo grupo de trabalho ‘Consolidando a pesquisa e pós-graduação’. Na sexta foi ministrado o minicurso ‘Analisando a conjuntura macroeconômica’.

O evento foi uma promoção do Curso de Ciências Econômicas, juntamente com a FCAM e IEDAR, e o Programa de Pós-Graduação em Dinâmicas Territoriais e Sociedade na Amazônia (PDTSA) da Unifesspa.

SAIBA MAIS – Fernando Ferrari Filho possui três pós-doutorados, nas universidades de Cambridge e Oxford, no Reino Unido, e no Tenessee, nos Estados Unidos. Ele também é bolsista de produtividade em pesquisa do CNPq, nível 1D, doutor pela USP, e atua como assessor econômico em diversas universidades internacionais. 

(Nathália Viegas)

registrado em:
Fim do conteúdo da página