A Faculdade de Direito discute sobre dignidade humana, direitos humanos e a desumanização do humano

Publicado: Segunda, 19 de Setembro de 2016, 11h47 | Última atualização em Segunda, 13 de Fevereiro de 2017, 16h12 | Acessos: 4333

No último sábado (17), a diretora da Faculdade de Direito da Unifesspa, Professora Dra. Lorena Santiago Fabeni, juntamente com três alunos do curso de Direito desta instituição, Thiago Maciel (Turma 2013), Andrei Cesário (Turma 2014) e Jonas Bezerras (Turma 2015), foram os convidados do programa Diário Semanal, da radialista Adriana Araújo, com transmissão ao vivo pela Rádio Itacaiúnas AM 850.

A pauta teve como título "Desumanização do humano: por que precisamos de dignidade e direitos?", e o debate procurou esclarecer ao grande público conceitos importantes como dignidade humana e direitos humanos. O ponto mais polêmico da entrevista foi a tentativa de desconstrução, por parte da professora e dos acadêmicos, da ideia de que os direitos humanos servem apenas para "defender bandidos", crença amplamente propagada pela mídia e que já está instalada no senso comum. Além disso, outros temas como educação, saúde e respeito ao próximo foram discutidos a partir das suas relações com os direitos humanos e com a dignidade humana.

A pauta foi pensada a partir de três textos sobre o tema, publicados no Anuário 2015 do Núcleo de Estudos em Direitos e Democracia (www.nedd.com.br/anuario), periódico estruturado e produzido por alunos da Faculdade de Direito da Unifesspa, a partir das reuniões e projetos promovidas pelo NEDD ao longo de 2015.

A íntegra da entrevista pode ser conferida no canal da radialista no YouTube, por meio do link https://youtu.be/RQe-aaX1g8E

registrado em: