Sistema SIG-Eleição da Unifesspa é submetido à auditoria externa antes da eleição

• Publicado: Terça, 05 de Julho de 2016, 20h17
  • Última atualização em Quinta, 04 de Agosto de 2016, 11h59

Sig1Ocorreu nesta terça-feira (05), à tarde, no Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) da Unifesspa, uma auditoria externa no Sistema SIG-Eleição. A ação faz parte do conjunto de medidas de transparência e segurança do processo eleitoral aos cargos de reitor(a) e vice-reitor(a) da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, que ocorrerá de forma online das 8h às 21h, do dia 06.07.16, que foram pleiteadas pelo Conselho Universitário da Instituição.

O processo de auditoria externa foi realizado por dois analistas de sistemas de outras IFES, um da Universidade Federal do Pará (UFPA) e outro do Instituto Federal do Pará (IFPA), juntamente com a Comissão Eleitoral, representada pela servidora Tatiani da Luz Silva.

Inicialmente, o Chefe da divisão de sistemas de Informação, Vitor de Souza Castro fez uma apresentação geral sobre o funcionamento sistema de votação eletrônico e das medidas de segurança adotadas. A etapa seguinte envolveu uma visita in loco aos servidores de armazenamento e compartilhamento de dados, para identificar quais as medidas de segurança física serão adotadas para o dia da eleição, quanto ao registro dos votos.

Posteriormente, os analistas da divisão de redes e serviços de internet do CTIC/Unifesspa, Fábio de Oliveira Torres e Nielsen Alves Gonçalves, expuseram a lógica de programação que usaram para garantir a segurança da rede Unifesspa e adicionalmente, explicaram as diferenças entre o que é adotado atualmente diante das novas medidas adotadas para a segurança do processo eleitoral. Os analistas esclareceram aos auditores e à membro da Comissão Eleitoral todos os pontos de dúvida destacados pelos presentes.

Combinação de senhas

Ficou definido entre os presentes, que na manhã de quarta-feira (06), antes da 8h, serão criadas cinco senhas, uma por cada auditor (02), uma por cada um dos membros da Comissão Eleitoral (02) e uma pela representante discente (01). Somente digitando as cinco senhas criadas no início do dia, de forma sequenciada, é que poderão acessar o resultado da eleição.

Sig3Sig4