Unifesspa cria segundo Grupo de Estudos e Pesquisas em Ensino de Matemática junto ao Cnpq

• Publicado: Sexta, 01 de Julho de 2016, 10h17
  • Última atualização em Quinta, 04 de Agosto de 2016, 11h59

IMG 20160701 WA0007

O Instituto de Engenharia do Araguaia (IEA), criou nesta semana (28/06) o mais novo grupo de Estudos e Pesquisas da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa), intitulado Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação e Ensino de Matemática.

O diretor adjunto do Instituto e coordenador do curso de Matemática, prof. Péricles Crisiron Pontes, considera que “a criação do Grupo de Estudos e Pesquisas se constitui como de grande relevância, pois além de ser o primeiro Grupo de Pesquisas do IEA, é o segundo ligado à Educação Matemática na Unifesspa a receber certificação junto ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ)”, reforçou.

O Grupo de pesquisa é formado pelos professores, Osmar Tharlles Borges de Oliveira, Péricles Crisiron Pontes e Walber Christiano Lima da Costa e pelos estudantes Crissiane da Silva Ferreira e Luciene Santana de Souza. Os pesquisadores trabalharão em quatro linhas de pesquisa a saber: A Educação Matemática na Formação Inicial e Continuada de Professores; Aplicação de Softwares Matemáticos para o Ensino de Matemática e Estatística; Educação Matemática Inclusiva, e Metodologias e Estratégias Inovadoras para o Ensino de Matemática na Escola Básica.

Motivações

O grupo surgiu da organização de educadores matemáticos que, a partir de suas experiências e percebendo a necessidade de serem realizados estudos científicos envolvendo a Matemática nas Regiões Sul e Sudeste do Pará, decidiram promover estudos e assim avançar cientificamente nas atividades do Campus, visando assim proporcionar mais qualidade nas pesquisas da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará.

Estrutura de apoio

Instituto de Engenharia do Araguaia inaugurou nesta quarta-feira (29), a biblioteca do Campus Santana do Araguaia. “A biblioteca é importante, pois auxilia os alunos e a nós professores com nossas pesquisas. E esse passo que o Instituto dá, com certeza, trará grandes contribuições para a formação acadêmica e profissional de nossos alunos”, destacou o Professor Péricles Crisiron Pontes, que neste primeiro momento ficará responsável por coordenar a biblioteca.

Acesse o Grupo de Estudos e Pesquisas em Ensino de Matemática no CNPQ.