Professor da Unifesspa será premiado pela Sociedade Brasileira de Educação Matemática

• Publicado: Quinta, 30 de Junho de 2016, 16h04
  • Última atualização em Quinta, 04 de Agosto de 2016, 11h59

O Professor da Unifesspa, Ronaldo Barros Ripardo, produziu um dos trabalhos escolhidos para receber o Prêmio “Medalha Professora Maria Laura Mouzinho Leite Lopes”, categoria 1 - trabalho de pesquisa e/ou proposta pedagógica envolvendo a Educação Matemática, realizado individualmente ou em grupos, em instituições públicas e particulares de Educação Superior, ou em espaços não formais de ensino. O prêmio foi instituído pela Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM) e objetiva reconhecer o mérito de professores e licenciandos de Pedagogia e Matemática pela contribuição dada à melhoria da qualidade do ensino e da pesquisa em Educação Matemática.

Em sua primeira edição, os autores premiados ganharão medalha e certificado expedido pela SBEM. As instituições nas quais foram desenvolvidos os trabalhos selecionados serão premiados com placa comemorativa fornecida pela SBEM. Neste caso, a Unifesspa receberá uma placa.

Os autores também poderão participar da Cerimônia de Premiação, no Encontro Nacional de Educação Matemática (ENEM). Para isso, precisam publicar o trabalho nos Anais do ENEM. A premiação ocorrerá no próximo mês, no dia 16 de julho em São Paulo.

O trabalho premiado

O trabalho desenvolvido pelo professor, intitulado “Matemática como um discurso: perspectivas teórica e metodológica para seu ensino”, premiado nesta primeira edição do evento, aponta como o ensino de matemática integrado com a produção textual, gradual e sistematicamente, contribui para o desenvolvimento de habilidades do aluno em relação à matemática, compreendida como um discurso.

Além disso, é parte dos resultados da tese de doutorado do professor, cursado no Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação da USP no período de 2010 a 2014. Os dados foram produzidos a partir de pesquisa de campo em uma escola pública de Marabá, a EMEF Acy Barros, a partir de projeto aprovado no PAPIM, em 2013 (ainda campus da UFPA).

Propostas do Projeto

O projeto, “Escrever bem para aprender matemática: uma proposta de intervenção pedagógica para alunos do ensino fundamental”, envolvendo o ensino, a pesquisa e a extensão, teve como objetivo geral desenvolver abordagens metodológicas que buscassem melhorar a aprendizagem matemática de alunos do ensino fundamental em relação com a melhoria das suas habilidades em produção textual.

Houve uma fase inicial finalizada ainda em 2013, que na concepção do professor Ronaldo, gerou quantidade significativa de dados, permanecendo ainda em execução. Uma parte dos dados foi usada para a tese de doutorado e outra parte em função de projeto aprovado no Programa de Apoio ao Recém Doutor, da Unifesspa, edição 2015.

Professor Ronaldo Ripardo, aproveitou para agradecer os esforços da instituição, “nesse momento, em particular, à Propit e à Proeg, pelo incentivo à produção científica dos docentes da Unifesspa e à melhoria do ensino de graduação”, destacou.