Unifesspa realiza o I Seminário Institucional de Formação Docente

• Publicado: Sexta, 24 de Junho de 2016, 18h08
  • Última atualização em Quinta, 04 de Agosto de 2016, 11h59

Fordoce3Aconteceu hoje, sexta-feira (24), no auditório da unidade I, o 1º Seminário Institucional de Formação docente, um evento é promovido pela Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (Proeg) da Unifesspa voltado para o público de docentes da instituição. Os professores foram recebidos em clima de festa, com uma apresentação cultural do Grupo de Cordas da Escola Municipal de Música Maestro Moisés Araújo, um projeto em parceria com a Fundação Casa da Cultura de Marabá.

O evento mobilizou a comunidade docente da instituição, que contou com um dia inteiro de programação para discutir a docência do/no ensino superior: vivências, desafios e perspectivas, com o objetivo de promover reflexões acerca do(s) processo(s) de formação docente, de modo a favorecer a construção de uma cultura de formação compreendida como processo permanente de reflexão, investigação e construção de saberes e práticas educativas pertinentes, qualificadas, em atendimento às demandas postas para a atuação no ensino superior.

Objetivos do evento

O evento foi idealizado no sentido de poder contribuir com ações para o fortalecimento do trabalho coletivo e colaborativo como meio de fomentar a reflexão e atualização dos saberes necessários à docência do ensino superior e refletir acerca dos desafios postos para a universidade referentes à formação docente para a atuação no ensino superior na atualidade, sobre as imagens que os docentes têm a respeito de sua própria identidade social e profissional, bem como a respeito de seus processos formativos e sobre os processos pelos quais os professores universitários aprendem a ensinar.

Além disso, objetivou-se visualizar as perspectivas da Pedagogia Universitária para a formação e atuação pedagógica do professor universitário; socializar vivências na docência do/no ensino superior e contribuir com a construção de uma prática docente reflexiva e autonomia intelectual, social e pedagógica dos docentes da Unifesspa.

A Programação

A abertura da programação foi realizada pelo Pró-reitor de Ensino de Graduação, Prof. Dr. Sebastião da Cruz Silva, pela Prof.ª Elizabeth Rego Sabino e pela diretora de ensino, Thaísa Teixeira Ferreira Campos, que apresentou a equipe da Proeg ao público presente.

Iniciada a programação, na manhã do dia 24, o público pôde conferir uma apresentação cultural da Orquestra Grupo de Cordas e após isso, a professora Elizabeth Rego Sabino, chefe de divisão de Formação docente e apoio ao discente, apresentou as ações e projetos que estão sendo realizados e outros que serão implementados em 2016, no âmbito da Proeg, em relação ao processo de formação docente, dentre outras finalidades.

Em seguida, a conferencista Prof.ª Dr.ª Bettina Steren dos Santos-PUCRGS, proferiu uma palestra discutindo junto aos professores presentes sobre a docência do/no ensino superior frente aos desafios contemporâneos. Ela, dialogou com o público, permitindo várias contribuições na discussão por parte dos docentes.

Durante a tarde, ocorreram dois momentos de discussões. Incialmente, os professores foram levados a refletir sobre a Formação docente para a Educação Superior: desafios e perspectivas da Pedagogia Universitária, com a conferencista Profª. Drª. Elena Maria Billig Mello-Unipampa.

Na etapa de encerramento, aconteceu uma mesa Mesa-redonda, em que dialogaram sobre as Vivências na docência do/no ensino superior: relatos e reflexões. Compuseram a mesa os professores da Unifesspa, Hirohito Diego Athayde Arakawa, Janailson Macedo Luiz, José de Arimatéia Costa de Almeida e Prof.ª Nilsa Brito Ribeiro.

Grupo de Cordas

A fundação Casa da Cultura de Marabá deu início ao Projeto Educação Musical em novembro de 1993 com aulas sobre teoria musical, flauta doce e coral. O projeto musical veio a se transformar na “Escola Municipal de Música Maestro Moisés Araújo’’. A escola vem ampliando cursos e capacitando milhares de crianças, adolescentes e jovens. Dentre esses cursos, estão os de violino, violoncelo e contrabaixo acústico, que, atualmente, constituem o Grupo de Cordas. Os jovens talentos que fazem parte do grupo se dedicam ao projeto e sonham com uma orquestra em Marabá.

Fordoce4

Fordoce5