Abertas Inscrições para a Comissão Organizadora Estatuinte

• Publicado: Quinta, 23 de Junho de 2016, 15h37
  • Última atualização em Quinta, 04 de Agosto de 2016, 11h59

ComEstCO

Estão abertas as inscrições aos candidatos aos cargos da Comissão Organizadora da Estatuinte da Unifesspa (Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará).

A inscrição dos candidatos acontece, exclusivamente, por meio da página eletrônica https://cee.unifesspa.edu.br/ até o próximo dia 03 de julho de 2016. Comissão Organizadora da Estatuinte da Unifesspa (Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará).

Serão eleitos 05 representantes efetivos dos alunos, 05 representantes efetivos dos técnicos administrativos e 05 representantes efetivos do corpo docente da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa). E igual número de suplentes nas três categorias. A escolha se dará pelo processo de votação em urna no dia 16 de agosto de 2016.

Estatuinte

A Estatuinte tem destaque no processo cotidiano de materialização do papel da Universidade na sociedade e na educação. Da Estatuinte Unifesspa resultará, em termos normativos, os principais compromissos e rumos da Instituição. A Estatuinte também vai revisar e atualizar a estrutura organizativa da Unifesspa.
A Unifesspa é uma instituição pública de Ensino Superior, criada por meio da Lei Federal nº 12.824, de 05 de junho de 2013, vinculada ao Ministério da Educação (MEC), localizada na região amazônica com sede na cidade de Marabá, estado do Pará, com personalidade jurídica sob a forma de autarquia.

A lei que criou a Unifesspa estabelece que a instituição "terá por objetivo ministrar ensino superior, desenvolver pesquisa nas diversas áreas do conhecimento e promover a extensão universitária, caracterizando sua inserção regional mediante atuação multicampi".
A Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Institucional da Unifesspa informou no relatório "Indicadores de Gestão da Unifesspa 2016" que a instituição passou de 2.140 alunos matriculados em graduação em 2014 para 4.169 alunos em 2015. Os alunos em pós-graduação passaram de 30 em 2014 para 67 em 2015.

Os custos correntes no exercício de 2015 totalizaram R$ 62.860.164,19 (Sessenta e dois milhões, oitocentos e sessenta mil, cento e sessenta e quatro reais e dezenove centavos). Esse montante foi direcionado ao pagamento de pessoal e benefícios, diárias, passagens, material de consumi, despesas continuadas - como energia elétrica, vigilância, limpeza e outras despesas correntes.

Entre os números de alunos de graduação e pós-graduação, o ingresso de novos servidores concursados (técnicos administrativos e professores) e os investimentos ocorridos na infraestrutura física da instituição e nas despesas correntes reforçam a importância que a Unifesspa tem e vem ganhando no espaço territorial da Amazônia Oriental.