Calouros lotam auditório do Campus II para abertura da I Semana Acadêmica da Unifesspa

Mais de 250 pessoas participaram da apresentação institucional da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa) na abertura da I Semana Acadêmica

• Publicado: Quarta, 27 de Agosto de 2014, 13h52
  • Última atualização em Quinta, 04 de Agosto de 2016, 11h59

Organizada pela de Pró-Reitoria de Ensino e Graduação (Proeg), para recepcionar os alunos calouros da instituição que ocorreu ontem (26/8), no auditório do Campus II. De hoje (27/08) até o dia 29, os novos estudantes serão recebidos pelos institutos e poderão seguir programações específicas de cada um pela página do evento no Facebook.
A abertura solene ocorreu com as apresentações de três pró-reitorias da Universidade que estão diretamente relacionadas com a comunidade discente: as pró-reitorias de Pós-Graduação, Pesquisa e Inovação Tecnológica (Propit); de Ensino e Graduação (Proeg) e de Extensão (Proex). O reitor pro tempore, prof. dr. Maurílio de Abreu Monteiro, apresentou a estrutura administrativa da universidade, explanou sobre o processo de construção de novos prédios nos campi I, II e III, e entregou de certificados aos três primeiros colocados no Processo Seletivo 2014.
Confira as fotos da abertura da I Semana Acadêmica na página do evento no Facebook
Maurílio destacou a importância dos alunos se organizarem para participarem dos debates de constituição da Unifesspa. “Vocês (alunos) tem que escolher seus representantes nos conselhos da Universidade e nos Institutos. São nos Institutos que vocês vão discutir as necessidades da comunidade docente (professores) e discentes (alunos). Sugerir a criação ou extinção de cursos, por exemplo. A Universidade é para atender os alunos, mas é a participação dos estudantes que faz a diferença”, pontuou.
Além de chamar a atenção dos alunos para a participação, o reitor pro tempore explicou como foi pensada a organização inicial dos institutos na Universidade. “Nossos institutos foram pensados em duas estruturas: por axioma, tendo como critério a área de produção de conhecimento, por exemplo, o Instituto de Linguística Letras e Artes (ILLA); e por problemas empíricos, institutos que se organizam em prol da solução de problemas do dia a dia, por exemplo, o Instituto de Estudos em Desenvolvimento Agrário e Regional (IEDAR).”
Pós-Graduação
O pró-reitor de Pós-graduação, Pesquisa e Inovação Tecnológica (Propit), dr. Carlos Renato Lisboa Frances, apresentou os três cursos de pós-graduação ofertados pela Unifesspa, mestrado em Dinâmicas Territóriais e Sociedade na Amazônia (PDTSA), mestrado profissional em Letras (Profletras) e mestrado profissional em Ensino de Física (MNPEF). “O PDTSA é um mestrado acadêmico e queremos transformá-lo em doutorado. Já o de em Ensino de Física e o de Letras são os chamados mestrados profissionais. Estes dois últimos tem como objetivo a capacitação de professores de ensino fundamental e médio”, salientou.
Segundo o pró-reitor da Propit, já foram iniciados os trabalhos para a adesão a mais três novos mestrados até o final deste ano em Engenharias de Recursos Minerais e de Sistemas, além do mestrado em Gestão Pública. “Nossa intenção é capacitar conforme a demanda de mercado regional. Também queremos capacitar nossos servidores, professores e técnico-administrativos em educação, que há muito tempo – desde antes da criação da Unifesspa – pedem pelo mestrado em Gestão Pública.”, esclareceu.
(Texto e fotos: Fabrizio Franco/ Assessoria de Comunicação da Unifesspa/ (94) 8156-5797)